ago 22

Pelo espaço de três dias, o Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar/GPFOPE, realizou na FCT/Unesp o V Seminário Melhoria da Escola Pública. O evento que superlotou o Auditório V contou com a participação de docentes e pesquisadores da PUC/MG, UFMG e Ministério Público Estadual, sob a coordenação da Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite.

Na abertura do Seminário na noite de 16/Agosto, o conferencista Carlos Roberto Jamil Cury (da PUC/MG), falou sobre “Direito à Educação: Pressupostos políticos e desafios”. Na noite seguinte, a Profª.Drª.Dalila Andrade (da UFMG), abordou o tema: “Condições de trabalho e direito à Educação: Relações possíveis” e por fim, na noite de 18 de Agosto, o representante do Ministério Público Estadual, Dr.Luiz Antonio Miguel Ferreira, de Presidente Prudente, proferiu conferência sob o tema: “Educação Infantil e a Família.

Os objetivos do Seminário foram destinados a refletir sobre o papel social e político da escola pública brasileira; discutir os desafios das políticas educacionais atuais; fortalecer o debate acadêmico sobre os desafios, impactos e perspectivas das políticas educacionais, comprometidas com a escola pública e com a ação dos profissionais da educação.

No Boulevard “Messias Meneguette Junior” houve exposição de trabalhos – através de banners – destacando assuntos da maior relevância para a pesquisa, educação e ensino. Os cartazes trouxeram importantes temas selecionados especialmente para conscientizar os participantes do Seminário sobre: “Sistema de Ensino Integral”; “Formação docente e saberes profissionais do Professor”; “Gestão democrática na Escola Pública”; “O espaço supervisionado – formação de professores indígenas”; Professores aposentados: quais os motivos para o retorno à docência”; “O plágio e a cópia no ensino superior”; “Sistema de ensino integral: estudo de caso de uma escola de Presidente Prudente”e outros.

Esse evento é realizado no Câmpus da FCT/Unesp, em Presidente Prudente desde 2012 e o Grupo que o organiza (GPFOPE) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com a Adunesp, Conselhos de Cursos de Matemática e Pedagogia, Departamentos de Educação e Matemática, Programas de Pós-Graduação em Educação, Sindicatos SINTRAPP e APEOESP.

Neste ano, a Comissão Organizadora foi constituída pelos docentes: Profs: Vanessa Ribeiro Andreto Meira; Pamela Tamires Belão Fernandes; Marta Campos de Quadros; Maria Ângela Oliveira Sá Rubini; João Ferreira Filho; Gustavo Antonio Valentim; Yoshie Ussami Ferrari Leite e Vanda Moreira Machado Lima. A programação foi cumprida todas as noites no Auditório do Discente V, da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

A Profª.Drª. Yoshie Ussamu Ferrari Leite anunciou a abertura do Seminário, como Coordenadora passou a palavra ao 1º conferencista, Prof.Dr.Carlos Roberto Jamil Cury, da PUC/MG.

Na noite seguinte apresentou-se como convidada especial, no Auditório/Discente V da FCT/Unesp, a Profª.Drª. Dalila Andrade Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais/ MG.

Na noite de 17 de Agosto, foi mediadora do encontro a Profª.Drª.Marta Campos de Quadros – responsável pelo Projeto de pesquisa “Formação docente e saberes profissionais do Professor”.

Aqui, os trabalhos se desenvolveram de forma bastante eficiente, com a participação de integrantes do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar.

No encerramento do evento, o convidado especial que representa o MPE, Dr. Luiz Antonio Miguel Ferreira (de Pres.Prudente), proferiu conferência versando sobre “Educação Infantil em Família”.

No Boulevard – anexo ao Auditório/Discente V – realizou-se uma exposição de banners, reproduzindo importantes trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos setores da Educação e Ensino nos dias atuais.

Entre os banners em exposição, amplos detalhes sobre Estágio Supervisionado e reflexões dentro do Projeto de pesquisas: “Histórias de professores da rede pública de ensino de Pres.Prudente.

No V Seminário Melhoria da Escola Pública, realizado na FCT/Unesp, foi evidenciado o trabalho do GPFOPE. Com ênfase especial no Direito à Educação e condições de trabalho dos professores.