ago 28

Na última semana (dia 22) realizou-se na Sala São Paulo-Capital- a grande festa comemorativa dos 40 anos da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”. Juntamente com a Reitoria estiveram reunidas representações de todo o Estado. Simultaneamente verificou-se importante sessão solene do Conselho Universitário que reuniu docentes, ex-Reitores e diretores das unidades estaduais, incluindo Presidente Prudente, na pessoa do Prof.Dr.Marcelo Messias (Diretor), que nos representou naquele ato presidido pelo Magnífico Reitor, Prof.Dr.Júlio Cezar Durigan.

Na comemoração dos 40 anos da Unesp, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) se fez presente – com três membros – escolhidos especialmente para receber as homenagens: o Prof.Dr.Messias Meneguette Junior (Docente); Augustinho José Muchiutti (Servidor Técnico Administrativo) e o Prof.Dr.César Antonio Francisco (aluno egresso). Após o ato solene, todos eles foram prestigiados e cumprimentados por amigos, companheiros e familiares. Na ocasião, houve também entrega do livro comemorativo “Unesp 40 anos”.

Reconhecida nacionalmente e com excelente qualidade – e gratuita – a Unesp está presente em 24 municípios do Estado de São Paulo, com 34 unidades, 51.311 alunos matriculados (as), sendo: 37.770 na graduação e 13.541 na pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Existem também cerca de 10.000 alunos em cursos adicionais de línguas, especializações e à distância. São oferecidos: 155 cursos de graduação nas áreas de Biológicas, Ciências Exatas e Humanidade; e 146 programas de pós-graduação que oferecem 112 doutorados e 124 mestrados acadêmicos, além de 19 mestrados profissionais.

A Unesp está muito focada na manutenção do aluno (a) dentro da instituição. Para isso, tem um programa de Permanência Estudantil, atuando para que o estudante financeiramente carente, não apenas ingresse na Universidade, mas nela se mantenha durante todo o curso. Por este motivo, são oferecidas “bolsas” por meio das diferentes pró-reitorias de graduação, pesquisa e extensão. No plano internacional, a Unesp é a primeira instituição de pesquisa nas Américas (do Sul e Central), e a 81ª no mundo. No Hanking de Universidades da América Latina, a Unesp ocupa a 11ª posição, sendo considerada a 6ª instituição brasileira.

Também existem bolsas oferecidas em parceria com órgãos externos de fomento, como: a FAPESP e CNPq. Bem como, bolsas de mobilidade estudantil, facilitando a ida e manutenção do (a) estudante no exterior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docente homenageado: Prof.Dr.Messias Meneguette Junior . – Servidor homenageado: Augustinho José Muchiutti. – Aluno egresso: César Antonio Francisco.

Na Sala São Paulo, as homenagens prestadas para marcar os 40 anos da Unesp, prestigiadas pelo Reitor Júlio Cézar Durigan e pelo Prof.Dr.Marcelo Messias (Diretor da FCT/Unesp).

Fotos que marcaram o grande acontecimento festivo dos 40 anos da Unesp e os principais homenageados. Fotos cedidas p/Repórter Fotográfico Marcelo Carneiro (Chello).