ago 28

Nesta semana (mais propriamente no dia 24/Agosto), realizou-se no Anfiteatro II mais uma defesa de tese de Doutorado pelo candidato Estevan Leopoldo de Freitas Coca, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp. Ele se apresentou perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp. O tema escolhido foi “A soberania alimentar através do estado e da sociedade civil: o programa de aquisição de alimentos (PAA), no Brasil e a rede Farm to Cafeteria Canada (F2CC) no Canadá.

Demais integrantes da Banca Examinadora: Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp; Profª.Rozane Márcia Triches, da Universidade Federal da Fronteira do Sul; e por via conferência (juntamente com o Prof.Dr.Bernardo Mançano), a Profª.Drª. Hanaah Wittman, da UBC/Canadá.

O Doutorando fez sua defesa pública, baseada nas pesquisas que desenvolveu no decorrer dos últimos meses. Ele ressaltou que em 1996, a coalizão internacional de movimentos camponeses – Lá via campesina – apresentou a soberania alimentar como um a proposta alternativa de organização dos sistemas alimentares, indo além de hegemonia das grandes corporações.

Estevan Leopoldo definiu que “nesses 20 anos, a soberania alimentar tem evoluído, sendo incorporada como bandeira de luta por outros movimentos do campo e da cidade; e também por alguns governos. Existe soberania alimentar quando um povo controla seu processo de alimentação, diminuindo a influência das grandes corporações. Nessa proposta, o alimento não é tratado como mercadoria, mas como um direito humano”.

Para finalizar sua defesa de tese de Doutorado/Geografia, o Doutorando esclarece: Como elemento central dos procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas, semiestruturadas com agricultores e familiares (camponeses), representantes de organizações não governamentais, membros do Poder Público e outros. Assim – diz ele – defende-se que a soberania alimentar tem se constituído como um regime alternativo – e além disso – pode ser implementada por meio do Protagonismo do Estado.

Estevan Leopoldo de Freitas Coca, do Progr.de Pós-Graduação/Geografia defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro II, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Compondo a Comissão Examinadora, os Profs.Drs.Everaldo Santos Melazzo, Eduardo Palon Girardi, Rozana Márcia Triches e via conferência:Bernardo Mançano Fernandes e Hannah Wittman, do Canadá.