ago 29

Com a participação de representantes de 45 municípios da região de Presidente Prudente, realizou-se no Anfiteatro I da FCT/Unesp, um dos mais importantes encontros para debater o tema: Tabagismo. Este foi o II curso de capacitação de Profissionais de Saúde para abordagem e tratamento do Tabagismo no SUS. O evento teve a coordenação das Profªs.Drªs. Ercy Mara Cipulo Ramos, docente do Departamento de Fisioterapia da FCT/Unesp; Márcia Helena Bissoli Guadanucci e Fátima Eva Santos Corral (ambas da DRS-XI); Marly Fernandes dos Santos e Roberta Stephanie Sumac Zancanaro – do Centro de Atenção Psicossocial/CAPs.

Nos dias: 22 e 23 de Agosto, os temas versaram sobre o Tabagismo no Brasil e suas conseqüências catastróficas para a população, sendo considerada a 1ª.causa de mortes por câncer de pulmão. No mundo inteiro, metade das crianças se acha exposta à fumaça do cigarro em casa; e de acordo com os cálculos, pelo menos 7 pessoas não fumantes morrem todos os dias por conviver com fumantes. O fumo é a maior fonte de poluição em ambientes fechados – diz a Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos.

No decorrer do evento, inúmeros palestrantes renomados se pronunciaram como convidados especiais. Dentre eles – além da Fisioterapeuta Ercy Mara – Márcia Helena (Nutricionista-Interlocutora da Saúde Mental); Fátima Eva (Psicóloga); Dionei Ramos (Fisioterapeuta/Docente do Deptº de Educação Física da Unesp); Juliana Souza Uzeloto (Fisioterapeuta/Doutoranda em Fisioterapia/Unesp); Roberta Stephanie (Enfermeira/CAPs ad); Pedro Junqueira (Enfermeiro/Rancharia); Heliomar Alcântara Pavão Fº (Médico CAPS ad-HR/Prudente); Dr.Paulo Roberto Mázzaro (Pneumologista); Leila Fernanda Basquinelli Esperança e Luciane Aparecida dos Santos Passos (ambas Psicólogas;CAPs ad); Édson Calixto (Dentista) e Silvia Inês Felippe de Souza Colnago (Psicóloga/Tupi Paulista).

Capacitar Profissionais de Saúde

O objetivo principal do evento que mobilizou toda a comunidade regional, foi capacitar Profissionais de Saúde que atuam no SUS para abordagem e tratamento intensivo dos tabagistas. A capacitação visa aperfeiçoar o tratamento e ampliar as campanhas de combate ao tabagismo nas unidades de atendimento que prestam serviço público de saúde na região de Presidente Prudente.

Devido ao grande envolvimento da DRS-XI e CAPs ad nessas ações em parceria com o Programa de Orientação e Conscientização Antitabagismo da UNESP (PROCAT), o centro de referência de álcool, tabaco e outras drogas (CRATOD/Órgão do Governo de SP), autorizou essa capacitação realizada no interior. Tal fato reflete a seriedade das ações coordenadas pelos órgãos regionais, ao promover o evento realizado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. O tratamento durante os últimos 14 anos – segundo a Profª.Drª. Ercy Mara – foi em média de 300 pessoas por ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na abertura do II curso de capacitação para abordagem intensiva do fumante, a 1ª palestra pela Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos – uma das coordenadoras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros palestrantes, especialmente convidados, tomaram parte nos debates sobre o tema: Tratamento do Tabagismo no SUS, em parceria com o PROCAT da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O número de participantes do evento Capacitação e Tabagismo superou a expectativa, com centenas de inscritos antecipadamente, que representaram 45 municípios da região.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cada palestrante fez uma abordagem completa sobre o tabagismo, resultando na morte de 200 mil brasileiros. Hoje, 18,8% da população – com mais de 15 anos – é fumante.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Dr. Paulo Mázzaro (Pneumologista), foi um dos palestrantes do evento. Lembrou que a 1ª causa de morte pelo uso do cigarro é representada pelo câncer de pulmão e infarto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros palestrantes também chamaram a atenção para os casos de câncer.A previsão p/2020 é atribuída ao fumo,que deverá superar todas as causas únicas de doenças.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Por fim, um lembrete: Pelo menos 7 pessoas não fumantes morrem p/dia no Brasil p/conviver com fumantes em casa. DRS-XI, CAPs e PROCAT da Unesp deram o recado.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.