ago 22

Na FCT/Unesp: Realização do I Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade.

Coordenado pela Profª.Drª.Iracimara de Anchieta Messias – do Núcleo de Estudos e Pesquisa/NEPERg – e participação da Profª.Drª.Adelaide Nascimento, está sendo organizado o I Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade – Questões de Saúde e Segurança do Trabalho. O evento faz parte do Projeto “Programa Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo” e vem sendo desenvolvido desde o dia 1º de Agosto (através de um minicurso de capacitação para profissionais), prosseguindo até 16 de Setembro na FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Pelas informações da Coordenadora, a finalidade do projeto é apoiar novas colaborações e desenvolvimento de cooperações acadêmico-científico França-Brasil. O evento de âmbito internacional será realizado no Centro Cultural Matarazzo no dia 25 de Agosto/2016.

Esse seminário está vinculado ao projeto “Programa Cátedras Franco – Brasileiras no Estado de São Paulo”, cujo objetivo é agregar novas colaborações e desenvolvimento de cooperações acadêmico-científico França/Brasil. Por esse meio se tornou possível a permanência da Profa. Adelaide Nascimento. Ela integra o corpo docente do CRTD – Centre de Recherchee sur Le Travail et Le Développement, do Conservatoire National dês Arts e Métiers, sediado em Paris/França, considerado centro de referência da ergonomia Internacional. A Instituição recebe pesquisadores de várias partes do mundo, para aprofundamento de seus conhecimentos em Ergonomia.

Na FCT/UNESP os trabalhos vem sendo desenvolvidos desde 01 de agosto e prosseguirão até 16 de Setembro, com atividades de ensino e pesquisa junto ao NEPERg – Núcleo de Estudos e Pesquisa – coordenado pela Profa.Drª.Iracimara de Anchieta Messias, anfitriã do projeto. Dessa forma, o seminário de ergonomia visa à contribuir no desenvolvimento da Ergonomia, uma atividade francófona em plena área canavieira do extremo oeste paulista. A região de Presidente Prudente se localiza nessa faixa do Estado de São Paulo (próxima à divisa dos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. A região é reconhecida pela concentração de usinas de cana para a produção do etanol e açúcar, assim como pela presença de grandes indústrias frigoríficas.

As questões e ações que envolvem estudos sobre trabalho – em especial a ergonomia – ainda são pouco debatidas e difundidas na região do Pontal do Paranapanema. Por esse motivo, o evento a ser realizado no dia 25 de Agosto, tem pretensões de se tornar uma ferramenta para iniciar de forma eficaz e contundente a disseminação do conhecimento da ergonomia não somente para o público que estuda e pesquisa na área, mas também para aqueles que operacionalizam a atenção básica em saúde do trabalhador na região.

A promoção do evento contará com o apoio do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional, que atende 45 municípios da região e da DRS – Divisão Regional de Saúde do Estado de São Paulo. Dessa maneira, contaremos com a presença de gestores dos serviços de saúde regionais, responsáveis por realizar o atendimento primário. Também serão convidados formalmente representantes da Sub-Delegacia Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho da 15a Região, além de representantes das principais empresas da área. Por fim, o seminário será aberto ao público em geral, podendo participar qualquer pessoa que tenha interesse no conhecimento em ergonomia.

Clique para ampliar!
De 9 a 12 de Agosto foi ministrado no Anfiteatro VI da FCT/ Unesp um minicurso de capacitação para profissionais do CEREST/Pres.Prudente. Objetivo: preparação para o Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade – Questões de Saúde e Segurança do Trabalho.

Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Adelaide Nascimento, integra o corpo docente do CRTD – Centro de Recherche sur le Travail et Le Développment/CENAN – sediado em Paris/França e está ministrando minicurso preparatório para o Seminário Internacional de 25 de Agosto, em Presidente Prudente-SP.

Clique para ampliar!
A realização do minicurso de capacitação para profissionais do CEREST/Pres.Prudente (Ergonomia e Análise do Trabalho) e Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade, tem o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo e está sob a coordenação da Profª.Drª.Iracimara de Anchieta Messias.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.