nov 16

Na FCT/Unesp foi o 1º Simpósio de Fisioterapia Baseada em Evidência

Pelo espaço de sete horas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, graduados, graduandos, docentes e pós-graduados em Fisioterapia participaram de um dos mais importantes eventos do ano: I Simpósio de Fisioterapia Baseada em Evidência, a partir das 15h30 no Auditório/Discente V, com palestrantes especialmente convidados, dos quais, quatro docentes da Universidade de Sydney/Austrália. Também: o Editor chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy, (Revista Brasileira de Fisioterapia), Prof.Dr.Leonardo Costa.

Os temas debatidos foram diversos. Desde o contexto atual de fisioterapia; recursos disponíveis para implementação; ensaios clínicos aleatorizados; fisioterapia respiratória/hospitalar; área de fisioterapia musculoesquelética e diretrizes clínicas como ferramenta para a prática do Fisioterapeuta. No encerramento, realizou-se uma mesa redonda com a participação de todos os palestrantes e o público presente.

De acordo com a programação elaborada pelos organizadores do evento, a 1ª apresentação dos Fisioterapeutas, ocorreu às 15h40 com o Prof.Dr.Rafael Zambelli Pinto, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Em seguida, palestra do Prof.Dr.Mark Elkins – da Universidade de Sydney – abordando “Conceito, História e contexto atual da Fisioterapia baseada em evidências: uma perspectiva do editor chefe do Journal of Physiotherapy. O Prof.Dr.Leonardo Costa, do INICID falou sobre Fisioterapia – baseada em evidências no Brasil.

Zambelli teceu considerações sobre o evento pioneiro, destacando que o Simpósio teve por objetivo principal, disseminar e promover o conceito da Fisioterapia baseada em evidências entre os profissionais e futuros fisioterapeutas do Oeste Paulista. O evento teve palestras com aplicação prática, no qual, os palestrantes ilustraram por meio de casos clínicos. Como o fisioterapeuta deve buscar, interpretar e implementar os resultados de pesquisa de alta qualidade na sua prática clínica. O Simpósio reuniu 123 inscritos – incluindo alunos de graduação, pós-graduação e profissionais fisioterapeutas – da região de Presidente Prudente.

Outras questões

Na sequência, usou da palavra o Prof.Dr.Steve Kamper enfocando a questão dos recursos disponíveis para implementação da Fisioterapia, baseada em evidências. Posteriormente, o Prof.Dr.Mark Elkins retomou a palavra, destacando a implementação de revisões sistemáticas na prática clínica: Exemplo na área de Fisioterapia musculoesquelética. Steve Kamper e Mark Elkins fazem parte da Equipe da Universidade de Sydney/Austrália.

A Profª.Drª. Márcia Franco, da Unesp (Fisioterapeuta Doutora pela Universidade de Sydney/Austrália e Coordenadora do Processo de Indexação e avaliação do Guidelines na base de dados PEDro), foi a ultima palestrante que se apresentou como convidada. Ela teceu considerações sobre: Diretrizes Clínicas: Exemplo na área de Fisioterapia musculoesquelética. Após as 20h30 do dia 10 de Novembro, realizou-se uma mesa redonda envolvendo todos os palestrantes e a plateia presente no Auditório da FCT/Unesp, com discussão, perguntas e respostas.

– Australianos da Universidade de Sydney, vieram pela 1ª vez até o Campus Universitário da Unesp em Pres.Prudente, para participar do I Simpósio de Fisioterapia Baseada em Evidência, realizado no dia 10/Novº.

A plateia representada por alunos de graduação, graduandos e pós-graduados em Fisioterapia surpreendeu pelo número de interessados que superlotaram as instalações do Auditório/Discente V.

Todas as poltronas foram ocupadas por discentes ou docentes do curso de graduação e pós graduação em Fisioterapia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

A mesa composta por ilustres professores da Universidade de Sydney/Austrália, teve também a participação de docentes que representam a Universidade Estadual Paulista ”Júlio de Mesquita Filho“ .

O Prof.Dr.Rafael Zambelli Pinto – da UNESP – fez as apresentações e anunciou um a um dos palestrantes inscritos para a defesa dos temas propostos pelo evento cultural e científico, realizado na FCT/Unesp.

Na etapa final, coube à Profª.Drª.Marcia R.Franco a atribuição de falar sobre Diretrizes Clínicas como ferramenta para a prática do Fisioterapeuta. Esta e outras palestras, tiveram excelente receptividade.