nov 17

O evento – considerado o maior da América Latina – reuniu delegações de todo o Estado

Desde o último final de semana, a cidade de Presidente Prudente sediou os Jogos Inter-Unesp/2016º, com representações esportivas da Atlética nas 23 unidades da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Na solenidade de abertura, presidida pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho no Ginásio Municipal de Esportes estiveram presentes cerca de 2 mil pessoas. A maioria, representada por atletas de todo o Estado. Desde Sábado (12/Novº), as competições se desenvolveram em 14 praças esportivas cedidas pela municipalidade local e clubes sociais, até o encerramento dia 15 de Novembro.

Nesses Jogos Universitários, foram representadas as seguintes Unidades da Unesp: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Vicente, Sorocaba, Tupã e Presidente Prudente.

As competições envolvendo atletas – masculinos e femininos – foram realizadas nas seguintes modalidades: Tenis de mesa e de quadras; Tutsal; Basquete; Voley; Futebol; Atletismo; Natação, Xadrez e Judô. Torcidas organizadas marcaram presença em todos os locais, sendo a participação calculada em 10 mil visitantes que movimentaram a cidade em todos os aspectos.

Na noite de abertura, participação dos medalhistas olímpicos, Claudinei Quirino, Gustavo Henrique (Ouro nos Jogos Paralímpicos do RJ/2016) e Taislaine dos Santos, da Unesp. Esses Atletas consagrados, juntamente com a Secretária de Esportes de Presidente Prudente, Maria Cristina Borges Madeiral (Tuti) conduziram a tocha do fogo simbólico até o acendimento da Pira Olímpica no Ginásio Municipal de Esportes. Nesse mesmo local – diante da Tribuna de Honra – se desenvolveu a apresentação das principais equipes inscritas para participar dos Jogos Universitários Inter-Unesp/2016, em parceria com a Prefeitura Municipal.

A presença maciça de Atletas que vieram de cidades próximas ou distantes de Presidente Prudente mereceu registro especial do Vice-Diretor da FCT/Unesp (Professor Zeca); que elogiou a “Atlética” e a Liga Interuniversitária/LIEU de Esportes Universitários, pelo êxito desse evento realizado em Presidente Prudente. Do mais alto significado para o desenvolvimento do esporte amador ou profissional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura dos Jogos Universitários Inter-Prudente realizou-se no Ginasio Municipal de Esportes “Watal Ishibashi”, na noite de 12 de Outubro sendo presidida pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp,Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além de autoridades locais, o Ginásio de Esportes acolheu na 1ª noitada cerca de duas mil pessoas, em sua maioria atletas inscritos para participar dos Jogos universitários da Unesp em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As delegações chamadas para o Desfile de Abertura se posicionaram num ponto do Ginásio Municipal de Esportes e a partir daí, cada Unidade da Unesp se fez representar na cidade-sede dos Jogos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Da Tribuna e Honra, o Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº foi anunciado para sua saudação em nome da cidade anfitriã, Presidente Prudente que acolheu não só os atletas, mas Tb milhares de visitantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Não só os atletas unespianos marcaram presença no desenvolvimento dos Jogos Universitários, mas também consagrados medalhistas olímpicos – especialmente convidados – para abrilhantar a festa esportiva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, os atletas consagrados nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos vieram especialmente para conduzir a tocha do fogo simbólico para acendimento da Pira Olímpica, instalada especialmente na quadra esportiva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Representando a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, a Atleta Taislaine dos Santos procede – de acordo com o cerimonial – ao acendimento da Pira Olímpica, montada ao lado da Tribuna de Honra.

Balanço geral dos Jogos Universitários/2016

Foram quatro dias de intensa movimentação em todos os pontos de Presidente Prudente, onde foram realizados os Jogos Universitários, que chegaram ao final, com um saldo dos mais positivos. Os visitantes e a comunidade local e regional vibraram com os resultados alcançados. Premiação especial para as equipes anfitriãs que se desdobraram ao máximo para chegar ao pódio. Com isso, a Atlética da FCT/Unesp conquistou o 1º lugar, com 178 pontos a seu favor no “maior evento universitário da América Latina”. No cômputo geral de pontuação, Prudente sagrou-se Pentacampeã dos Jogos Universitários/2016.

Depois de Presidente Prudente, surge a representação de Bauru/SP, que obteve 158 pontos, na classificação geral, seguida por Rio Claro com 123 pontos. São José do Rio Preto vem em seguida, com 98 pontos: Botucatu com 90; Araraquara 83; Ilha Solteira 61; Franca 48; Guaratinguetá 44; Assis 38; Jaboticabal 35 e Marília 31 pontos. Na 2ª.Divisão do Inter-Prudente/2016 o titulo de campeã ficou para a Atlética de Araçatuba, que recebeu 201 pontos. Itapeva conquistou o 2º lugar, com 151 e Tupã com a pontuação equivalente a 148 pontos.

Mais um detalhe: a Bateria Furiosa que faz parte da representação local da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – arrebatou o grupo de acesso, com 1143 pontos, tendo recebido um troféu, uma medalha e um cheque no valor de R$500,00.

(Fotos cedidas por Jefferson Martins)

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nas Pistas de Atletismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, a movimentação foi intensa durante o último final de semana. Os Jogos Inter-Prudente despertaram a atenção de todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Ginásio Municipal de Esportes “Watal Ishibashi” durante quatro dias, foram registradas competições de basquetebol (masculino e feminino), envolvendo equipes locais e de outra 23 Unidades da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Euforia entre os integrantes das diversas equipes pela conquista da melhor pontuação e festa com características próprias da juventude atual. O público que prestigiou os jogos com sua presença foi a marca do sucesso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nessa festa inédita que a Unesp proporcionou às 23 delegações que representaram suas unidades, o reconhecimento pela atuação da Atlética e outros órgãos que contribuíram para o sucesso dos Jogos Inter-Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mais uma vez a Bateria Furiosa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – deu o maior show e de forma impressionante foi a vencedora do ano, com 114,3 pontos conquistados.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.