nov 14

1º Prêmio é conferido a um aluno da Unesp de Presidente Prudente

Competindo com centenas de concorrentes, o aluno do curso de Licenciatura em Matemática, da FCT/Unesp, Eliel Constantino da Silva conquistou o 1º Lugar no XXVIII Congresso de Iniciação Científica/CIC na área de Humanas. O trabalho foi desenvolvido sob orientação da Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti (que além de Docente do Deptº de Matemática e Computação é docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação), sendo produzido juntamente com o Licenciando Wellem Cristian Teixeira Rodrigues.

A 1ª fase classificatória do CIC na Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou-se nos dias 22 e 23 de Setembro de 2016, onde o trabalho “O desenvolvimento da argumentação matemática na resolução de tarefas com a utilização de Robótica Educacional”,foi selecionado para a 2ª fase do Congresso que aconteceu nos dia 3 e 4 de Novembro em Bauru/SP. Na versão 2016, Eliel Constantino da Silva conquistou o 1º lugar – com Menção Honrosa na área de Humanas – no XXVIII Congresso de Iniciação Científica/CIC.

O laureado ingressou na FCT/Unesp em 2012 e no ano seguinte realizou sua 1ª pesquisa de iniciação científica vinculada ao Observatório da Educação, cujo objetivo era realizar um mapeamento da estrutura física e usos dos Laboratórios de Informática das Escolas Estaduais de Presidente Prudente. O Projeto foi financiado pela CAPES sob a coordenação da Profª.Drª.Sueli Liberatti Javaroni, da Unesp/Bauru. Após alguns meses, o aluno foi agraciado com uma Bolsa de Intercâmbio de dupla diplomação, através do Programa de Licenciaturas Internacionais, com 2 anos de Estudos na Universidade do Minho/Portugal.

Retornando ao Brasil, Eliel Constantino da Silva, em 2015 foi bolsista do Subprojeto PIBID-Matemática- da FCT/Unesp, onde surgiu o interesse de realizar atividades pautadas no Ensino Exploratório e tecnologia para a produção do conhecimento. Com isso, iniciou os estudos sobre Robótica Educacional e Ensino de Matemática com a orientação da Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti.

Além dos estudos teóricos, Eliel desenvolveu projeto de pesquisa empírica em salas de aula de Matemática na Escola Estadual “Florivaldo Leal” de Presidente Prudente, com o uso de protótipos e programação de computadores, juntamente com alunos daquele educandário.

O objetivo era de que os estudantes construíssem o conceito de Equação Geral da Reta, através de tarefas realizadas com Robótica, sem que o Professor tivesse trabalhado tal conceito. O 2º e 3º momento da pesquisa caracterizaram-se pela realização de tarefas que trabalharam com o raciocínio do aluno e a Matemática. Por fim, houve a sistematização das tarefas realizadas.

O melhor trabalho no XXVIII Congresso de Iniciação Científica – área de Humanas – foi conferido ao Acadêmico Eliel Constantino da Silva, orientado pela Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, da FCT/Unesp.

Aqui, de forma detalhada o trabalho cientifico que deu a premiação do CIC a Eliel, classificado na 1ª fase em Presidente e na etapa final, em Bauru/SP nos dias 3 e 4 de Novembro de 2016.

A Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, foi a Orientadora do aluno laureado em duas etapas: durante a realização da Residência Educacional (como bolsista da Fundap) em 2014 e depois,como Orientadora.

O mérito dessa nova conquista se deve também ao Licenciando Wellem Cristiam Teixeira Rodrigues, que cooperou de forma decisiva com a realização do trabalho científico que deu “Menção Honrosa” a Eliel, no XXVIII Congresso de Iniciação Científica/2016.