set 22

Na última 2ª.feira (19 de Setembro) uma nova tese de Doutorado do Programa de Geografia, foi desenvolvida no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – pelo candidato Rodrigo César Criado, tendo como Orientador o Prof.Dr.Édson Luís Piroli, do Departamento de Geografia da Unesp – Câmpus de Ourinhos/SP.

O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre “Mudanças no uso e cobertura da terra em municípios do Pontal do Paranapanema – de 1984 a 2014”. Compondo a Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – os seguintes docentes: Eduardo Paulon Girardi e José Tadeu Garcia Tommaselli, ambos, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp; Rodrigo Lilla Manzione, do Departamento de Coordenadoria de Curso/UNESP – Ourinhos – SP e Adão Robson Elias, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Transformações e desenvolvimento econômico

Em sua defesa pública, Rodrigo César Criado destacou: “As transformações ocorridas em uma sociedade – tanto econômicas como sociais – refletem na forma como ela se estrutura. Em especial na forma como ela se relaciona com a natureza. Em diferentes épocas do desenvolvimento social, a dinâmica econômica impõe sobre a natureza, diferentes tipos de uso e cobertura da terra. Essa dinâmica que ocorre no mundo todo pode ser melhor descrita, com base em estudos localizados, como ocorreu com o Oeste do Estado de São Paulo, região que passou por grandes transformações em curto período de tempo. Dentre elas destaca-se a frente pioneira, a qual transformou a vegetação nativa em pastagens e lavouras.

O latifúndio pecuarista tinha como objetivo a criação de gado de corte e a especulação fundiária, fato que desencadeou as ações dos movimentos sociais de luta pela reforma agrária. O desenvolvimento econômica impõe ao meio ambiente as necessidades humanas, como: a construção de lagos para as hidrelétricas, pontes, estradas, cidades, dentre outras. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo, compreender as transformações ocorridas no uso e cobertura da terra nos municípios de Euclides da Cunha Paulista, Rosana e Teodoro Sampaio, localizados no Pontal do Paranapanema/SP, no período de 1984 a 2014”.

Os mapeamentos – acrescenta o Doutorando em sua defesa de tese – foram realizados em intervalos de 10 anos, com base nas imagens do satélite LANDSAT e com a utilização de aplicativos CIG. “Após a realização do mapeamento, os dados foram processados e gerados mapas de ganho/manutenção/perda de área para os tios de uso de cobertura das terras, existentes na área, objeto de estudo. Foi possível perceber a diminuição da vegetação nativa, grandes áreas destinadas à pecuária, sendo substituídas por Assentamentos, com aumento do espelho d’água pelo enchimento de dois grandes reservatórios e a expansão da monocultura da cana de açúcar” – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob orientação do Prof.Dr.Édson Luís Piroli, do Deptº de Geografia da Unesp/Ourinhos, o candidato Rodrigo César Criado defendeu tese de Doutorado – Progr.de Pós-Gradução em Geogrfia – na FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora atuou com a presença de 4 integrantes “ao vivo” e apenas um, por videoconferência. A tese foi defendida brilhantemente pelo candidato Rodrigo César Criado, no Anfiteatro II.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.