set 26

Com a coordenação da Profª.Drª.Ruth Künzli, Nikele Maiara Milani e Jean Ítalo de Araujo Cabrera, realizou-se no Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ – a “Semana de Primavera de Museus”. O evento foi bastante prestigiado por centenas de alunos, que vieram de vários pontos da cidade e região de Presidente Prudente para visitar as exposições promovidas com agendamento prévio. Em sua maior parte, escolas públicas e particulares de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, incluindo a comunidade geral.

O evento comemorativo ao início da Primavera e que representa iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM – envolvendo museus nacionais – introduziu diversas atividades em torno do tema: Museus, Memórias e Economia da Cultura. O objetivo foi o de atrair pessoas interessadas em conhecer o CEMAARQ, onde se viabilizou a concretização de um projeto dos mais avançados, com a interação de monitores. Com isso, tornou-se possível conhecer pessoalmente as exposições de Arqueologia, Paleontologia e Etnografia.

Um dos fatores marcantes da realização desse evento da Primavera foi representado pelas atividades desenvolvidas por monitores, sobretudo, alunos dos cursos de Geografia e Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Além da exposição, os visitantes – em sua maioria crianças – puderam conhecer em detalhes, a montagem de uma Aldeia Indígena. E além desse atrativo, tiveram a oportunidade de acompanhar a “contação de histórias”, envolvendo a comunidade dos Índios brasileiros.

Pelas informações enviadas por Nikele Maiara Milani, a 1ª turma recepcionada no Centro de Museologia, foi constituída por alunos do curso de Biologia, da Unip, com 12 alunos; as Escolas “Florivaldo Leal” de Presidente Prudente e “Prof.Geraldo Salim Jorge”, de Pirapozinho, totalizando 85 estudantes. No dia seguinte (21 de Setembro), presença de professores e alunos da ETEC “Prof.Eudécio Luiz Vicente”, de Adamantina, com 44 alunos. Na 5ª.feira – dia 22 – visita da EE “Engº Isaque Pereira Garcez”, de Dracena, com 50 alunos do 2º ano, do ensino médio.

Na 6ª feira, para marcar o encerramento do evento da Primavera, comparecimento ao CEMAARQ de outra representação da Escola “Florivaldo Leal”, constituída por 35 alunos do 2º ano do ensino médio. E para finalizar, visita de uma delegação da “Casa do Pequeno Trabalhador” de Presidente Prudente, com 25 integrantes de várias faixas etárias.

A Semana de Primavera em Museus – realizou-se neste local – onde funciona o Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ da FCT/Unesp, sob a coordenação da Profª.Drª.Ruth Künzli.

Inúmeras caravanas formadas por adolescentes e jovens estudantes de escolas públicas e particulares agendaram visitas e aqui, foram recepcionados por Nikele Maiara Milani, em nome do CEMAARQ da FCT/Unesp.

Esta foi uma das últimas caravanas que veio especialmente para conhecer o Centro de Museologia,Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Pesidente Prudente.

Ao visitar a exposição de objetos indígenas (que faz parte do Acervo do CEMAARQ), alguns visitantes montaram simbolicamente uma “Aldeia Indígena” para conotação à comemoração. Em outro local, uma fotografia da Professora visitante, juntamente com a Nikele e o Jornalista Altino Correia.