set 21

No último dia 16 de Setembro, o candidato José Sobreiro Filho, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu sua tese de Doutorado, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Bernando Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

O Doutorando desenvolveu sua tese com enfoque especial na “Contribuição à construção de uma teoria geográfica sobre movimentos socioespaciais e Contentious Politics: Produção do espaço, redes e lógica-racionalidade espaço temporal no Brasil e Argentina”. O Anfiteatro esteve superlotado, dado o interesse dos discentes que formam a comunidade universitária da Unesp, prestigiando o colega José Sobreiro Filho em sua defesa pública de tese de Doutorado/Programa: Geografia.

A Comissão Examinadora – reunida no Anfiteatro II – iniciou seus trabalhos após as 18h00, com a presença do Prof.Dr.Djoni Roos, do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/CCHEL. Pelo Sistema de Videoconferência, atuaram os seguintes docentes: Bernardo Mançano Fernandes, da FCT/Unesp (Deptº de Geografia); Carlos Alberto Feliciano, da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (CFCH); Facundo Martin Garcia, da Universidad Nacional de Cuyo/Argentina e Marco Antonio Mitidiero Jr., da Universidade Federal da Paraíba/UFPB (Deptº de Geociências).

A tese desenvolvida pelo Doutorando

Neste trabalho – diz José Sobreiro Filho – apresentamos um conjunto de reflexões, cujo objetivo é de contribuir para a construção de uma teoria geográfica sobre movimentos socioespaciais e contentious politics. Assim, partimos dos principais conceitos geográficos (espaço, território, rede, lugar e escala) e das reflexões sobre movimentos socioespaciais e socioterritoriais, contentious politics, socio-spatial posicionality. Convergence space e terrains of resistance, bem como teoria da produção do espaço, para apresentar um modelo explicativo eminentemente geográfico”.

Acrescenta o Doutorando: “Tempo e espaço apresentam-se indissociáveis desde o remontar histórico dos conflitos, até a própria análise dos conflitos contemporâneos. Por fim, o desfecho deste trabalho tem a nossa contribuição teórica, denominada por lógica-racionalidade – espaço temporal – lastreada na análise movimentos socioespaciais e casos de contentious politics no Brasil e Argentina” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato José Sobreiro Filho fez sua defesa pública de tese de Doutorado/Geografia, tendo como Orientador o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

O Doutorando Sobreiro foi bastante prestigiado, estando presentes no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente, grande número de colegas da Universidade (Pós-Graduação em Geografia), bem como inúmeros amigos.