set 17

No último dia 9 de Setembro, realizou-se no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente mais uma defesa de tese de Doutorado. A candidata Silvia Adriano Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação fez sua defesa pública, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, do Departamento de Educação da FCT/Unesp.

O tema desenvolvido pela Doutoranda versou sobre “Viajando pela Educação da primeiríssima infância: Sentidos e significados dos saberes e fazeres na/da creche atraídos por seus profissionais”. Esse trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Infância e Educação”, tomado como objeto de aprendizagem – de adultos e crianças – de compartilhamento e produção de novos conhecimentos e de um lugar de se viver a pequena infância.

Compondo a Comissão Examinadora: os Profs. Drs.: Célia Maria Guimarães; Taciana Karla Gomes Ramos; Fátima Aparecida Dias Gomes Marin (integrantes do Departamento de Educação da FCT/Unesp e Profª.Drª.Maria Carmem Silveira Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Tb fez parte da Banca Examinadora, a Orientadora acima citada.

Motivos centrais

Em sua tese defendida publicamente, a Doutoranda Silvia Adriano Rodrigues destaca: “Delimitei como objetivos centrais de investigação, apreender como a Instituição creche vem desempenhando seu papel de ser espaço de promoção do desenvolvimento humano, descortinando como os profissionais compreendem o seu papel social e o da creche, adotando como princípio que esta se configura como uma forma privilegiada de perceber. Não a totalidade do fenômeno creche, tendo-se em vista sua plenitude.

Mas um dos pontos modais de sua dinâmica de funcionamento, partindo da percepção pessoal de que cabe aos profissionais da educação infantil perceberem o seu papel social; esquadrinhar as formas de entendimento dos profissionais da creche em formação e em diferentes momentos de atuação), saberes e ações necessários à pratica educativa com crianças pequeninas. Analisar e discutir as interferências (positivas e negativas) dos entendimentos e ações dos profissionais no processo de formação humana das crianças.

A análise dos dados – diz a Doutoranda – realizada, usando como método básico a análise do discurso da vertente bakhtiniana e sua proposta de leitura responsiva e ativa, permitiu ratificar o entendimento de que a creche se apresenta como espaço polissêmico e polifônico. São múltiplas as representações, percepções, concepções, crença, valores, idéias, reflexões e consequentemente práticas que compõem o que se tem materializado como instituição educativa da primeiríssima infância; que em grande medida carece de rupturas e transformações em diferentes aspectos.

Finalizando a defesa desenvolvida para obtenção do Doutorado em Educação, ressalta a Doutoranda Sílvia Adriana Rodrigues: “Há muitos resquícios de interpretações pautadas em antigas (mas muito presentes), concepções de criança, de infância e de creche, que precisam ser superados. Dando lugar à compreensão de educação para crianças bem pequenas em espaços coletivos – com funções sociais e educacionais específicas – e principalmente como um direito das crianças que precisa ser respeitado”.

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A candidata Sílvia Adriana Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Educação, defendeu tese de Doutorado (dia 9 de Setembro), no Anfiteatro VII da FCT/UNESP.

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Além da Orientadora, Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms e outros docentes (4) fizeram parte da Comissão Examinadora. Presença tb de familiares e amigos da Doutoranda.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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