set 07

Poucas vezes um evento cultural consegue lotar um Auditório – como o Teatro Paulo Roberto Lisboa – em Presidente Prudente. Mas isso veio a acontecer há poucos dias, durante a realização do I Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade – Questões de Saúde e Segurança do Trabalho, com a coordenação científica das Profªs.Drªs.: Iracimara de Anchieta Messias e Maria Adelaide Nascimento. A programação que reuniu cerca de 500 participantes, foi desenvolvida no dia 25 de Agosto de 2016 – das 08h00 às 16h30.

O evento foi organizado pelo NEPErg (Núcleo de Estudos e Pesquisa da FCT/UNESP); CRTD – Centro de Investigação sobre trabalho e desenvolvimento do CNAM – Conservatório Nacional de Artes e Medidas, fundado em 1794 e sediado em Paris/França; CEREST/PP e Divisão Regional de Saúde do Estado de São Paulo/DRS. A idéia surgiu através do Programa “Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo. Seu principal objetivo: apoiar as novas colaborações e cooperações científico-França-Brasil, financiado pelo Consulado Geral da França no Brasil e pelas Universidades, no caso, a Unesp.

O CENAM é um centro de referência da Ergonomia Internacional, recebendo anualmente pesquisadores de várias partes do mundo, para aprofundamento de seus conhecimentos em Ergonomia. Esse evento de divulgação cientifica internacional, tem por objetivo disseminar a aplicação e fundamentos da Ergonomia da Atividade, na atenção e prevenção à saúde do trabalhador.

As questões e ações que envolvem estudos sobre trabalho – em especial – a Ergonomia da atividade, são pouco debatidos e difundidos na região do extremo oeste paulista. Por esse motivo, o evento realizado este ano, representou importante ferramenta de trabalho, para iniciar de forma eficaz e contundente, a disseminação do conhecimento da Ergonomia. Não somente para o público que estuda e pesquisa a área, mas também para aqueles que operacionalizam a atenção básica em Saúde dp Trabalhador.

Composição da mesa

Fazendo parte da abertura da mesa diretora dos trabalhos no Teatro Paulo Roberto Lisboa/Centro Cultural Matarazzo, os seguintes membros: Prof.Dr.Marcelo Messias (Diretor da FCT/Unesp); Profª.Drª.Iracimara de Anchieta Messias (Coordenadora do NEPErg); Sra. Mônica Shizue Matsubara Mendes (do CRF-Centro de Reabilitação de Fisioterapia Municipal/Pres.Prudente) representando o Secretário Municipal de Saúde; Dr.Jorge Yoshinobu Chihara (da DRS-11); Drª.Meire Aparecida Judai Barreto (do CEREST/Pres.Prudente); Drª.Sillvana Vianna Passarello (da Gerência Regional do Ministério do Trabalho; Drª.Renata Aparecida Crema Botasso (da Procuradoria Geral do Trabalho/15ª.Região) e Profª.Drª.Maria Adelaide do Nascimento (do CENAM/Conservatório Nacional de Artes e Medidas/França.

Pronunciamentos e palestras

Após constituir a mesa dos trabalhos, foi anunciada pelo cerimonialista Walmir César Lanza Caldeira (da FCT/Unesp) a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, os pronunciamentos. Do Prof.Dr.Marcelo Messias; Sra.Mônica Shizue Matsubara Mendes; Dr.Jorge Yoshinobu Chihara; Drª.Meire Aparecida Judai Barreto; Sra.Silvana Vianna Passarelo; Drª.Renata Aparecida Crema Botasso; Profª.Drª.Maria Adelaide do Nascimento e Profª.Drª.Iracimara de Anchieta Messias.

Abordando temas relacionados à Ergonomia, participaram os seguintes palestrantes: Prof.Dr. Laerte Idal Sznelwar – da POLI/USP; Prof.Dr.Raoni Rocha Simões – da UNIFEI/MG; Prof.Dr.Rodolfo Vilela – da FSP/USP; Profª.Drª.Maria Adelaide Nascimento – CNAM/França – e Profª. Drª.Iracimara de Anchieta Messias. Após as palestras pronunciadas no Teatro Paulo Roberto Lisboa/Centro Cultural Matarazzo, realizou-se debate, envolvendo palestrantes e participantes inscritos no Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade – Questões de Saúde e Segurança do Trabalho.

Avaliação criteriosa

Concluído o evento significativo do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ergonomia NEPERG/UNESP, foi feita uma avaliação geral pela Cordenadora, Profª.Drª.Iracimara de Anchieta Messias, que assim se expressou: “O Seminário atingiu o objetivo proposto, que foi a divulgação da Ergonomia da Atividade em situações de trabalho. É necessário analisar atividades laborativas em seu todo; e não somente deter as questões físicas (como a biomecânica) e/ou organizacionais (com adoção de pausas e rodízios.

O evento, fruto das parcerias do NEPErg – Núcleo de Ergonomia da FCT/UNESP, do Laboratório de Ergonomia do CNAM e do CEREST/Regional de Pres.Prudente, teve a participação de palestrantes renomados no campo da Ergonomia da atividade, como o Prof.Laerte Idal, da POLI/USP, Raoni Simões, da UNIFEI/Itajubá e Rodolfo Vilela, da FSP/USP. Ao todo, foram mais de 400 inscrições com participantes que vieram de cidades distantes mais de 250 km de Presidente Prudente, cidade sede do evento. Como exemplo, destacamos as equipes dos CERESTs de Araçatuba, Araraquara, Avaré e Botucatu.

Nas temáticas abordadas – ressalta a Profª.Drª.Iracimara – discutiu-se a psicodinâmica como instrumento da Ergonomia da Atividade; questões de gestão de segurança, trazendo como exemplo prático, a ação ergonômica na Petrobras e CEMIG. Atuação da Academia e setores de serviços em saúde. E por último os olhares cruzados na pesquisa em Frigorífico. Fica a proposta para uma segunda edição do evento; que deverá ser planejado para ser executado em mais dias. De modo a propiciar discussões mais profundas sobre o tema – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O I Seminário Internacional de Ergonomia da Atividade, realizou-se no Teatro Paulo Roberto Lisboa/Centro Cultural Matarazzo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Abertura oficial, com a mesa formada, o primeiro orador foi o Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Coordenação científica, foi representada pela Profª.Drª. Iracimara de Anchieta Messias, do NEPERG/FCT, que falou sobre a imortância do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Da Coordenação científica, houve também pronunciamento da Profª.Drª.Maria Adelaide Nascimento, do CENAM/CRTD/Paris-França.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O número de participantes desse evento, surpreendeu: mais de 400 inscritos, que juntamente com convidados e outros, lotaram o Teatro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Por estas fotos colhidas no local, se pode avaliar a importância do I Seminário de Ergonomia da Atividade – Questões de Saúde e Segurança do Trabalho.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.