set 05

No dia 30 de Agosto no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a candidata Leyla Cleuri Pryjma,do Programa de Pós-Graduação em Educação, fez sua defesa pública de tese de Doutorado. O Orientador foi o Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, docente do Departamento de Educação da FCT/Unesp. O tema defendido foi: ”Ser Professor – Representações Sociais de Professores.

Nessa defesa pública, a Comissão Examinadora foi constituída de 5 membros: o Prof.Dr.Antonio Geraldo Gomes Pires, da Universidade Estadual de Londrina/UEL; Profª.Drª.Sandra Regina Ferreira de Oliveira, do Departamento de Educação da UEL; Profª.Drª.Romilda Teodora Ens, da Escola de Educação e Humanidades – Pontifícia Universidade Católica – PUC do Paraná e Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima, do Departamento de Educação da FCT/Unesp. Também, presença do Orientador já citado.

O tema sob avaliação

De acordo com o tema desenvolvido pela Doutoranda Lleyla Cleuri Pryjma, ficou evidenciado que o trabalho se propõe a investigar as representações do “ser Professor”, bem como a forma como se vêem os professores pedagogos e como acreditam que sua profissão é percebida pelos outros. O exercício da doença – diz Lleyla – envolve uma identidade, na qual se entrelaçam os saberes, as valorizações, as expectativas e a figura do Professor que se construiu nas tramas da história da humanidade, formando as construções simbólicas da identidade docente.

O marco teórico deste trabalho para análise da identidade docente é o da Teoria das Representações Sociais, mais especificamente o da Teoria do Núcleo Central para compreender como os Professores desenham cognitiva e afetivamente o que é “ser professor”. Defendemos neste trabalho a tese de que as representações sociais do professor sobre si como profissional, são compartilhadas e fruto de suas práticas e conhecimentos teóricos. Como tal, essas representações instituem um sistema de valores, idéias e simbolismos sociais acerca da própria vivência pedagógica e dos que lhes são próximos, determinando suas formas de agir no mundo.

Os tópicos finais da tese de Doutorado defendida pela candidata orientada pelo Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, acentuam: As análises das representações sociais sobre “Ser Professor” nols permitiram compreender não só os elementos que a constituem, mas também a maneira como se identificam e sentem como sua identidade profissional é percebida pelos demais. Os resultados revelaram que as representações sociais do “Ser Professor” possuem como possível núcleo central, os elementos do “amor”, “doação” e “dedicação”. Em contrapartida, constatamos uma nítida separação com aquelas sobre o que é “Ser Professor para ou Outro” para a qual os participantes elencaram “loucura”e “ganha bem” – concluiu a Doutoranda Lleyla Cleuri Pryjma.

Perante a Comissão Examinadora, a candidata Lleyla Cleuri Pryjma do Programa de Pós-Graduação em Educação, fez sua defesa pública de tese de Doutorado.

A tese, orientada pelo Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação da FCT/Unesp contou com a participação de outros docentes especialmente convidados.