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Em pleno mês de julho – 26 a 29 – Presidente Prudente sediou o Congresso Nacional da Primeira Infância “Pelo direito de brincar”. O evento foi aberto na noite de 26 de Julho no Centro Cultural Matarazzo (Teatro Paulo R.Lisboa), com a presença de Docentes e Pesquisadores que representaram diversas Universidades integradas ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Na abertura solene, presença e participação do Prof.Dr.Marcelo Messias (Diretor da FCT/Unesp), Psicóloga Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira, que pronunciou a 1ª conferência da noite.

Essa realização se deve ao Fórum Regional Permanente de Educação da Infância (de 0 a 12 anos)/FORPED, que tem por principal finalidade assegurar o acesso da população infantil a um atendimento educacional de qualidade. Bem como, fortalecer esse campo de conhecimentos e de atuação profissional na região de Presidente Prudente. Soma-se a esse empenho o GEPP – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a 1ª.Infância – ligado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP, que tem por objetivo desvelar a realidade da 1ª.Infância no Brasil. Assim como, as alternativas institucionais para defendê-la e desenvolvê-la com a qualidade.

A Coordenação geral do evento está sob a responsabilidade da Profª.Drª. Cínthia Magda Fernandes Ariosi, do Departamento de Educação da FCT/Unesp. O evento é realizado em parceria com a UNESCO, SESC, Instituto Alana, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UDIME – São Paulo – A Associação Brasileira de Brinquedotecas/Internacional Toy Library Association/ITLA e o Programa de Pós-Graduação da USP foram representados no ato de abertura, juntamente com os participantes e convidados.

O congresso visa promover um diálogo entre pesquisadores e profissionais de ambientes escolares – sobre o brincar de qualidade na primeira infância – e formas de garantir esse direito às crianças. Trata-se de uma realização conjunta envolvendo a Unesp, PPGE e NEAD/Unoeste. Apoio do Jornal ‘’O Imparcial’’ e Conselho de Pedagogia e Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Os organizadores do evento elaboraram a programação de tal forma, que começou com atividades culturais, mesas redondas, debate, palestras e conferências no Centro Cultural Matarazzo. Depois se estendeu ao Câmpus Universitário da FCT/Unesp com a realização de quinze mini-cursos e duas palestras, de conformidade com o que foi previamente agendado. No 2º dia, foram desenvolvidas duas mesas redondas. A primeira sob o título “A brincadeira como fonte de expressão, criação e desenvolvimento”. Participação dos docentes: Fernando Donizete Alves (UFSCAR/São Carlos-SP) e José Milton de Lima (FCT/Unesp).

No período da tarde do dia 27/Julho, a mesa redonda desenvolvida no Teatro Paulo R.Lisboa versou sobre “Diferentes tendências e suas brincadeiras”, envolvendo: Márcia Ramos – Setor de Educação do MST – Prof.Dr.Roberto Sanches Mubarac Sobrinho (UEA-Amazonas) s Profª.MS Ivonete Aparecida Alves – Educação no Movimento Negro. À noite – Video debate – no Bosque do SESC/Thermas de Prudente sob o título: “ No bosque – Territórios do brincar”. No Auditório da FCT/Unesp, palestra proferida pela Profª.Drª.Aline Sommerhlder (UFSCAR/S.Carlos-SP).

No 3º dia, na FCT/Unesp (na parte matinal) realizou-se mesa redonda com enfoque em “Bebês e os livros infantis – ações para brincar de ler”- com a Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza (FCT/Unesp); Profª.Drª. Elieuza Aparecida de Lima (Unesp/Marília). Depois, apresentação de trabalhos e dois mini-cursos, 1ª e 2ª. etapas. Outra mesa redonda, foi desenvolvida no período noturno, no Auditório/Disc.V da Unesp, sobre: Espaços Lúdicos escolares e não escolares, pelo docente Adriana Freyberger – Doutora em Educação e Arq.Lúdica (UNICEF/SP) e Rodolfo Henrique Fischer – Rudi (Projeto Ana Laura-Parque para todos). Por fim, palestra:”Como desenvolver um ambiente inclusivo na educação infantil – o brincar como foco“, no Anfiteatro I pelo Profª.Drª.Daniele Aparecida Nascimento dos Santos (FCT/Unesp).

No 4º e último dia do Congresso em 29/Julho foram agendadas atividades culturais e mesa redonda a partir das 8h30 no Centro Cultural Matarazzo. Ref.”A formação do Professor para o brincar” pela Profª.Drª. Luciana E.Ostetto (UFF/RJ) e Profª.Drª.Maria do Carmo Monteiro Kobayashi (Unesp-FC/Bauru. No fechamento do evento, a partir das 14h30: Conferência de encerramento: “As infâncias e suas expressões” com o Prof.Dr.Jader Janer Moreira Lopes (UFF/RJ) e Profª.Drª.Sandra Regina Simonis Richter (UNISC/Santa Cruz do Sul/RS.

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Na abertura do Congresso Nacional da Primeira Infância, presença e participação do Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias, ao lado da Psicóloga Sirlanda Reis de Oliveira Teixeira, da Asssoc.Brasileira de Brinquedotecas.

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No ato solene de abertura realizado no Teatro Paulo R.Lisboa, personalidades especialmente convidadas tomaram parte no evento que busca promover a articulação entre o discurso acadêmico e a pratica cotidiana da escola.

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Prestigiando o evento, docentes e pesquisadores que representam algumas Universidades Federais e Estaduais. Pela FCT/Unesp, a Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, com apoio da Rede Nacional de Primeira Infância e outros.

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O Congresso ora realizado, nasceu da necessidade de seguir alimentando processos criativos e criadores. A proteção e o direito de brincar estão bem definidos na Constituição brasileira. É o caso do Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA.

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Os temas deste evento foram divrsificaados.. Mocambo Nzinga AfroBrasil trouxe uma questão polêmica que diz respeito aos jogos e brincadeiras de matriz africana na Educação Infantil. A Profª.MS Ivonete Aparecida Alves, deu o recado.

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Os debates – seguidos de mesas redondas – com especialistas, favoreceram a discussão de vários temas que envolvem a criança ou o adolescente; a começar pelas brincadeiras como fonte de expressão, criação e desenvolvimento.

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Ao lado das atividades culturais desenvolvidas durante o Congresso Nacional da Primeira Infância, realizou-se também uma exposição de obras voltadas à criança. Aliás, é dever do Estado garantir o atendimento em creches e pré-escola.

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Já na etapa final do Congresso dedicado à Educação Infantil, também se falou da formação do Professor para o brincar. As mesas redondas tiveram excelente aceitação por parte dos docentes, pesquisadores e convidados.

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O balanço final da realização foi gratificante, pois reuniu pesquisadores renomados – desde a Amazônia – até os maiores centros universitários do país. Saldo foi positivo: diz Marta Campos de Quadros pela Comissão Organizadora.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

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