out 03

Em vinte e quatro municípios diferentes e simultaneamente em 32 Unidades da Unesp, realizou-se o 8º Congresso de Extensão Universitária – organizado pela Vice-Reitoria – que foi aberto oficialmente “On line” pelo Reitor Júlio Cézar Durigan, seguido do pronunciamento da Pró-Reitora de Extensão, Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fujita.
Na Faculdade de Ciências e Tecnologia, a Coordenação do evento foi confiada à Profª.Drª.Claudemira Azevedo Ito (do Departamento de Geografia), sendo a abertura presidida pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias. Presente também, o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho.Tema – “Diálogos da Extensão: do Saber Acadêmico à Prática Social”.

O evento organizado em Presidente Prudente pela Vice-Diretoria e Comissão Permanente de Extensão Universitária, realizou-se no dia 1º de Outubro no Auditório do Discente V. A 1ª Conferência – Diálogos da extensão – foi pronunciada (através de um vídeo), pela Profª.Drª.Regina Lúcia Monteiro Henriques, Pró-Reitora de Extensão Universitária da UERJ – Presidente do Fórum de Pró-Reitores FORFPROEX/2014-2015. Seguiu-se o pronunciamento do Diretor do Diretor, Vice-Diretor e Coordenadora do Congresso. Depois, o debate no Auditório com ampla exposição da Profª.Drª.Neide Barrocá Faccio – docente da FCT/Unesp – que falou sobre o Museu Arqueológico de Iepê-SP e a importância dos achados indígenas e arqueológicos que lá se encontram depositados e em exposição.

O tema: “Diálogos da extensão: do Saber Acadêmico à Prática Social” visa compartilhar com a sociedade paulista, uma parte das nossas melhores práticas extensionistas no sentido da ampliação da troca de conhecimentos e saberes sistematizados. Entre a Universidade, a comunidade e as diversas esferas do Poder Público, visando assim otimizar a efetividade da transferência de conhecimentos disponíveis no meio acadêmico à sociedade”. Nessa perspectiva, os Congressos de Extensão visam auxiliar a divulgação, o incentivo e a disseminação do desenvolvimento multidimensional das atividades de extensão universitária realizadas na Unesp; e conectadas ao desafio do aprimoramento e da solução de problema de políticas públicas, em benefício da população.

Trilhar esse caninho com sucesso, depende da construção de estruturas institucionais que garantam suporte financeiro às práticas de inovação na extensão universitária. Consolidando essa área na Universidade com ferramenta destinada à ampliação de empregabilidade e solução de problemas coletivos brasileiros. Simultaneamente, os resultados empíricos podem servir potencialmente à projetos de cooperação técnica internacional, contribuindo para a internacionalização das Universidades Brasileiras, especificamente da UNESP.

A programação elaborada especialmente para a realização do 8º Congresso de Extensão Universitária na FCT/Unesp, incluiu momentos de descontração e entretenimento com a música bem brasileira, em dois períodos de realização do evento. Apresentação dos trabalhos – após o almoço – no Boulevard “Messias Meneguette Junior”, totalizou 98, sendo 53 trabalhos na modalidade Poster; e 45 Oral. São trabalhos que abrangem as três áreas de conhecimento: Humanas, Exatas e Biológicas. Todos com característica básica de Interlocução com diferentes setores sociais: Saúde, Educação, Cultura e Tecnologia.

Trabalhos premiados

De conformidade com as categorias de cada um, foram premiados cinco trabalhos:

Categoria 1 – Trabalho de extensão com a participação ativa da comunidade externa no desenvolvimento de políticas públicas com ou sem captação de recursos externos.
Título: Trupe Quimiatividade: Desenvolvimento de Abordagens e Experimentos de Forma Lúdica para a Difusão da Ciência Química – Coordenador: Prof.Dr.Marcos F.S.Teixeira. Alunos: André Oliveira, Camila F.Pereira e Danielle C.Santos.

Categoria 2 – Trabalho de Extensão com indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão que contribuem para formação integradora do aluno.
Título: Caminhos e possibilidades na educação infantil: valorizando as culturas da infância. Coordenadores: Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima, Prof.Dr.Luiz Rogério Romero, Prof.Dr.José Milton de Lima. Alunos: Carolline Rodrigues Guedes, Denise Watanabe, Janaina Bolssone do Prado e Susana Angelin Furlan.

Categoria 3 – Trabalho de extensão com resultados que transformaram a realidade da comunidade externa.
Título: Projeto Basquetebol sobre rodas, da FCT/Unesp.
Coordenador: Prof.Dr.Paulo Roberto Brancatti. Alunos: Stéfano Luizari Neto, Rene Francisco da Silva e Lucas dos Santos Amaral.

Categoria 4 – Trabalho de Extensão com inovação de tecnologias aplicadas á melhoria de condições de vida da comunidade externa.
Coordenador: Prof.Dr.Evandro Fiorin. Alunos: Maurício Keiti Abe, Luccas Pereira Pinheiro, Yanne Nigro Torre e Ygor Santos Melo.

Categoria 5 – Trabalho de extensão que promove Arte e cultura com a comunidade externa. Título: Cacos de uma História: Reconstituição das Vasilhas Guarani.
Coordenador: Profª. Drª . Neide Barrocá Faccio.
Alunos: Diana Toso, Juliana Aparecida Rocha Luz, Eduardo Pereira Matheus, Alceu Alves Queiroz Junior, Bárbara Cardoso da Cunha, Brendo Luiz Camargo Rosa, Gustavo de Jesus Drade, Lívia Maria Vicente, Paula Cabral de Lima, Sinthia Silvestre Gonçalves, Victor Maia da Cruz, André Felipe Alves e Thiago de Moraes dos Passos.

Todos os trabalhos estão disponíveis AQUI.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 8º Congresso de Extensão Universitária foi bastante abrangente, sendo apresentado simultaneamente em todas as Unidades da Unesp no Estado de S.Paulo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura foi feita pelo Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias, e tb participando da mesa, o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Coordenação geral dos trabalhos do Congresso de Extensão Universitária no campus da Unesp em Pres.Prudente foi da Profª.Dr.Claudemira Azevedo Ito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema ”Diálogos de Extensão:do Saber Acadêmico à Prática Social”, foi o foco da 1ª palestra,ministrada pela Profª.Drª.Neide Barrocá Faccio.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos intervalos da manhã e da tarde, o evento abriu espaço para a música brasileira, numa apresentação como forma de descontração, recreação e entretenimento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais do Congresso de Extensão Universitária, com palestras, exposição de 98 trabalhos (Poster e Oral), Oficinas e Debate, chegou a hora de proclamar os melhores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os dois primeiros classificados: “Trupe Quimiatividade”; e Caminhos e possibilidades na Educação Infantil: valorizando as culturas da infância. Alunos premiados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alunos que representam os integrantes de seus grupos de pesquisas, classificados no Congresso de Extensão Universitária (3ª e 4ª classificação) dentre participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E aí está a representante do grupo de pesquisa que conquistou o 5º lugar na classificação geral dos trabalhos apresentados durante o Congresso, com os nossos Parabéns!

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.