out 04

No período de 28 de Setembro a 02 de Outubro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu a IX Semana da Arquitetura e Urbanismo, juntamente com o IX CICAU (Congresso de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo). São eventos que visam inserir o Oeste Paulista no panorama da Arquitetura Nacional, sempre com a participação de Arquitetos, Cientistas Sociais, Geógrafos e outros Profissionais. O objetivo é um só: discutir temas relevantes para o ensino da Arquitetura e formação social do Arquiteto.

O ato de abertura no dia 28/Setº foi presidido pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp no exercício de Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho e realizou-se no Auditório/Discente V, ao som do Hino Nacional Brasileiro. Seguiram-se – de acordo com o cerimonial – alguns pronunciamentos e palestra inicial pelo Grupo Usina CTAH: Arquitetura e Protagonismo Popular.

No período da tarde e nos dias seguintes, extensa programação. Vivência Terra e Bambu na Arquitetura foi o tema seguinte, desenvolvido por Karin Schwambach e o Projeto Bambu Social (Holanda e Nicaragua) e Revisão do Plano Diretor – Apresentação e Metodologia Participativa – pela Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, foram os temas desenvolvidos nos dias 29 e 30 de Setembro.

Nos dois primeiros dias de Outubro foram realizadas Oficinas com enfoque na “Pesquisa em camadas” – sobre ferramentas para espacialização de dados” e palestras: “Lugares de memória e consciência – desafios para a Arquitetura e Urbanismo. A IX Semana da Arquitetura foi um grande sucesso, pois concretizou os objetivos de debater o panorama da Arquitetura – através das palestras e oficinas – e ao mesmo tempo, se agregar ao curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp

Registro especial para o tema: “Arquitetura nas mãos de quem?” com o apoio da Usina CTAH (Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado), representado por Danilo Eric,que discutiu o protagonismo popular no processo da arquitetura, destacando as lideranças comunitárias e a figura da mulher em todas as etapas. Tivemos ainda a apresentação do Escritório Boldarini Arquitetos Associados, representado por Lucas Nobre (sócio), que destacou projetos voltados ao interesse social, como conjuntos habitacionais e urbanização de favelas.

A apresentação do escritório Brasil Arquitetura na figura do Arquiteto Cícero Ferraz Cruz, trouxe um outro olhar ao tratar questões do território de Minas Gerais no século XIX, não se atendo apenas a Projetos de Arquitetura. Além dos escritórios, professores como: Pedro Fiori Arantes, autor de livros que discutem os desdobramentos da Arquitetura, Vice-Reitor da UNIFESP e membro do USINA CTAH; e por fim, Renato Cymbalista, Professor da FAU-USP e Presidente do Instituto Pólis. O evento contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária/PROEX e realização da UNESP, através da Coordenação de Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Ygor Santos Melo, em nome do Centro Acadêmico CACAU da FCT/Unesp, faz sua avaliação: “Dentre outros trabalhos, discutiram questões relacionadas aos processos da Arquitetura; a obra de Sérgio Ferro; os lugares de Consciência e Memória e o papel social do Arquiteto. Presença importantíssima no evento foi a da Professora Karin Schwanbach que apresentou seu trabalho no Projeto “Bambu Social”. Além de oferecer oficinas – com terra e bambu – as quais produziram excelentes resultados. Outro eficiente convidado foi Ewerton Moraes, Mestrando na UNESP de Bauru, o qual introduziu conceitos sobre a espacialização de dados. Agradecemos o apoio e a presença de todos, desde as instituições que nos patrocinaram às pessoas que prestigiaram o evento” – concluiu.

A IX Semana da Arquitetura e Urbanismo na FCT/Unesp foi realizada juntamente com o IX CICAU, abertos oficialmente pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº.

A 1ª palestra – no dia 28 de Setembro no Auditório/Disc.V – foi ministrada pelo representante do Grupo USINA CTAH – Arquitetura e Protagonismo Popular.

Além das palestras, abordando temas atualizados e do maior interesse para graduados e pós-graduados em Arquitetura e Urbanismo foram apresentados importantes projetos.

As palestras seguintes trouxeram dados relevantes da atualidade, especialmente no que diz respeito aos aspectos da memória e consciência – desafios para a Arquitetura e Urbanismo.

O evento da mais ampla repercussão, trouxe ilustres convidados para abordar aspectos da Arquitetura e Urbanismo, incluindo a Vivência e o Projeto “Bambu Social”.

No Boulevard “Messias Meneguette Junior” – ao lado do Auditório/Disc.V – foram montados inúmeros painéis, reunindo detalhes da maior importância para amostragem.

Todos os palestrantes e convidados da IX Semana da Arquitetura e Urbanismo na FCT/Unesp foram acolhidos com o maior entusiasmo; e aqui, eles se sentiram à vontade.

No encerramento do evento, uma foto para a história, envolvendo não só os organizadores e promotores da IX Semana da Arquitetura e Urbanismo, mas também os visitantes.