ago 12

Gasperr é a sigla que identifica um dos mais atuantes grupos de pesquisas na Unesp, Ufrj e Ufrs, com apoio do Cnpq, Fapesp E Faperj. O que o grupo representa para o Brasil e as repercussões de seus trabalhos foram evidenciados recentemente durante visitas de intercâmbio de dois professores da universidade de Birmighan/Inglaterra: Peter Lee e Vlad Mykhnenko.

Como respaldo desse contato, a Universidade britânica repercutiu o balanço da visita e publicou no seu boletim de notícias, os mais atualizados informes sobre o relacionamento e receptividade que eles tiveram em Presidente Prudente/SP e Londrina/PR, respectivamente.

O Prof. Dr. Eliseu Savério Sposito que liderou o grupo durante algum tempo explica: “o Gasperr (grupo de pesquisa produção do espaço e redefinições regionais) congrega pesquisadores, mestrandos, doutorandos e estudantes de graduação dos cursos de geografia da FCT/UNESP, Campus De Presidente Prudente, da UFRJ (Universidade Federal Do Rio De Janeiro) e da URFGS (Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul).

As pesquisas desenvolvidas, desde 1993, contam com o apoio do CNPQ, da FAPESP e da FAPERJ. A linha de pesquisa do grupo remete ao seu nome: produção do espaço e redefinições regionais. A perspectiva analítica valorizada é aquela que considera o espaço um dos níveis de determinação dos processos sociais, econômicos e políticos, tanto quanto sua forma de expressão.

No caso deste grupo, a produção do espaço urbano é tomada a partir da redefinição das lógicas espaciais de diferentes agentes econômicos (dos setores industrial, comercial e de serviços), como um dos indutores das mudanças dos padrões de localização das atividades produtivas e das práticas socioespaciais, tomando-se como referência empírica as cidades médias.

Concluindo diz o Professor Savério: “o grupo conta com vinte pesquisadores (nível mínimo de doutor), 75 mestrandos e doutorandos e sete estudantes para apoio técnico. Já publicou inúmeros livros sobre diferentes cidades médias do Brasil, do Chile e da Argentina, além de capítulos de livros e artigos em periódicos científicos”. Mais informações: basta acessar o sítio do CNPQ p/link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0301235350240523

Clique para ampliar!
Esta é a publicação oficial da Universidade de Birmingham, destaca as duas cidades brasileiras visitadas pelos seus intercambiários: Peter e Vlad.

Clique para ampliar!
Os dois docentes ingleses, ficaram impressionados com o trabalho desenvolvido na Faculdade De Ciências e Tecnologia Da Unesp/Pres.Prudente.

My house, my life !

O título é apenas uma referência ao que foi publicado em inglês; que traduzido é conhecido por todos como: “minha casa, minha vida”. É o que consta na legenda das fotos que os professores ingleses, documentaram nesta visita, através da publicação. Veja o título em versão brasileira:

“ Visita ao Brasil para desenvolver pesquisa sobre cidades”

No início de Julho, Peter Lee e Vlad Mykhnenko visitaram o GAsPERR (Grupo de Pesquisa, Produção do Espaço e Redefinições Regionais), no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente/ Brasil. Foram hospedados pelo Professor Nécio Turra, que foi visitante bolsista no Campus GEES durante Abril e Maio de 2015.

O objetivo da visita foi estabelecer um relacionamento mais longo com a UNESP – através do GAsPERR – para desenvolver pesquisas sobre a dinâmica e economia dos processos cidade-regional, que afetam cidades médias e grandes, do Brasil e do Reino Unido.
Condomínio fechado na Liberdade, São Paulo.

A Equipe GAsPERR está atualmente no meio de um programa de pesquisa de cinco anos em cidades de médio porte no Estado de São Paulo. Isso proporciona uma boa base empírica, para estabelecer um futuro programa de pesquisa com o Departamento de Geografia da UNESP, assim como um todo. Peter e Vlad realizaram três apresentações para o Departamento, incluindo uma Oficina de Pesquisa que estabeleceu uma colaboração potencial sobre residência e redundância com sistemas regionais (Redundância e capacidade adaptativa em “Slow Burn” e Eventos de Choque).

Numa palestra como convidado, foi abordado o papel das economias criativas no ambiente da Agenda Pós-Lisboa e trabalho para estudantes de pós-graduação e equipe. “O fracasso da economia européia baseada no conhecimento Lições para o Brasil”. O GAsPERR tem interesses no desenvolvimento de investigação comparativa sobre a segregação, condomínios fechados, novos movimentos sociais, desenvolvimento econômico local e ordenamento do território.

No último dia, Peter e Vlad fizeram reflexões sobre suas experiências e temas emergentes, identificados. A próxima etapa desse empreendimento colaborativo é o de desenvolver uma pesquisa (proposta conjunta) para apresentação nos próximos seis meses. Um seminário de pesquisa, deve figurar na pauta de trabalhos para apresentação nos próximos seis meses. Por sua vez, um seminário de pesquisa deverá provavelmente figurar na mostra – disseram na chegada ao seu país – os Professores da Universidade de Birmingham/Inglaterra.

Clique para ampliar!
A publicação da tradicional Universidade do Reino Unido, abriu espaço para divulgar os resultados da visita de intercâmbio dos Profs. Peter e Vlad à Presidente Prudente e Londrina.