ago 07

A convite do Prof. Dr. Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho (Depto de Ed. Física e Programa de Pós-graduação em Educação), esteve em visita à FCT/Unesp-Presidente Prudente o Prof. Dr. Malcolm Reed da Universidade de Bristol/Inglaterra. A visita aconteceu durante a semana de 27 a 31/07/2015 sendo que na oportunidade o Prof. Malcolm foi recebido pelo Prof. Dr. Marcelo Messias (Diretor da FCT) e realizou diversas atividades junto ao PPGE.

Inicialmente proferiu palestra aos estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGE e estabeleceu contato pessoal com os grupos de pesquisa GEIPEETHC (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria Histórico-Cultural) grupo liderado pelo Prof. Tuim Viotto e Profa. Dra. Rosiane de Fátima Ponce (Pedagogia/PPGE) e CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil).

Na visita às dependências do CELLIJ, o Professor Malcolm Reed foi recepcionado pela Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, onde trocou idéias com diversas pessoas que se encontravam no local. Especialmente bolsistas e estagiárias da Professora Renata, líder e anfitriã. Nesse encontro, o visitante teve a oportunidade de receber importantes informações sobre o trabalho realizado pelo grupo. Especialmente no que diz respeito à produção conjunta de pesquisas e artigos científicos relacionados à teoria histórico-cultural e à educação escolar na sua interface com a literatura.

O Prof. Malcolm Reed também ministrou tópico especial junto ao PPGE e intitulado “Teaching at Pós-graduation: Practice and Critique”, contando com a participação do Prof. Dr. Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho (PPGE-GEIPEETHC) e Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza (PPGE-CELLIJ). A avaliação dos estudantes do PPGE acerca da visita do Prof. Malcolm foi bastante positiva, considerando a necessidade do estabelecimento de intercâmbio entre os pesquisadores e estudantes do PPGE com vistas ao processo de internacionalização do PPGE e da UNESP.

Na recepção, o Prof. Malcolm Reed aparece em companhia do Prof. Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho e Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza, da FCT/Unesp-CELLIJ.

No CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil -festiva recepção, onde o visitante da Universidade de Bristol/Inglaterra teve excelente acolhida.

O Prof. Dr. Malcolm Reed ouviu atentamente a Professora Renata, ao explicar a finalidade pela qual foi criado esse Centro de Estudos junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Em resposta, o docente da Universidade de Bristol/Inglaterra, se manifestou impressionado com o que viu pela primeira vez no Brasil e se congratulou com a FCT/Unesp.

A Profª. Drª. Renata Junqueira de Souza expressou seus agradecimentos em nome do CELLIJ e também em nome de todos os docentes e discentes do Câmpus de Presidente Prudente.