ago 06

Tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Cézar Leal, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a candidata Diana da Cruz Fagundes Bueno, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado, dia 3 de Agosto no Anfiteatro II, a partir das 14hs. Foi a primeira tese de Doutorado defendida publicamente neste início do mês de Agosto de 2015.

Foram integrantes da Comissão Examinadora, juntamente com o Presidente da mesa e Orientador (já citado), os seguintes docentes: Drª. Flávia Akemi Ikuta, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS – Câmpus de Nova Andradina/MS; Dr.Eduardo Rodrigues Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG; Dr. Marcelo Dornelis Carvalhal, da Coordenadoria de Curso/Unidade de Ourinhos-SP e Drª.Maria Glória Fabregat Rodriguez, Pós-Doutoranda da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

O tema defendido pela Doutoranda versou sobre “Gestão e referenciamento de resíduos sólidos urbanos na UGRHI-22 Pontal do Paranapanema/SP: uma contribuição à organização de consórcios intermunicipais”. O primeiro referencial diz respeito aos problemas ambientais (dos mais graves), que são gerados com a disposição inadequada dos resíduos sólidos urbanos que provocam a poluição do solo, do ar e da água. Municípios de pequeno porte, geralmente apresentam maiores dificuldades financeiras para gerir os resíduos sólidos. Entre as quais, a falta de condições para construir e administrar aterros sanitários.

Diana da Cruz Fagundes Bueno, ressalta em sua defesa de tese a situação da gestão e do gerenciamento de resíduos sólidos nos 26 municípios do Pontal do Paranapanema que compõem a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI-22 – visando identificar as deficiências existentes e apresentar o Consorcio Intermunicipal como alternativa para adequação dos municípios da região à PNRS. Para tanto, foram desenvolvidos trabalhos com informações relativas aos serviços de limpeza pública, quantificação dos resíduos, disposição final, coleta seletiva e organização de catadores.

Na continuidade, a Doutoranda destaca a identificação e avaliação das condições das áreas de disposição dos rejeitos – considerando a Lei 12.305/2010 – que previa o encerramento das áreas de lixões e a construção de aterros sanitários em todos os municípios brasileiros, até Agosto de 2014. Os resultados obtidos – enfatiza Diana – permitiram comprovar a hipótese apresentada, uma vez que os dados analisados evidenciaram deficiências no processo de gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no municípios da região, com destaque para as más condições das áreas de destinação dos rejeitos, locais estes que ainda recebem muitos resíduos nos municípios.

Candidata ao Doutorado/Geografia, Diana da Cruz Fagundes Bueno defende sua tese perante à Comissão Julgadora, reunida no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

A Doutoranda desenvolveu seus trabalhos sobre Gestão e Referenciamento de resíduos sólidos nos 26 municípios do Pontal do Paranapanema, que compõem a Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos HGRHI-22.