ago 02

Desde o começo do ano vem alcançando ampla repercussão no Brasil e em todos os países da América Latina, o Livro “Agriculturas campesinas em Latinoamerica: propostas e desafios”, que foi produzido pelo Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais. Trata-se de uma publicação que constituiu lançamento da Agência FAPESP, disponível para download gratuito pela Internet, tendo a participação dos Profs.Drs. Bernando Mançano e Antonio Thomaz Junior, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

O movimento de territorialização, desterritorialização e reterrioralização de trabalho no Brasil, consoante sua própria dinâmica geográfica, nos permite compreender a realidade das famílias trabalhadoras (camponesas), dos incontáveis contingentes de trabalhadores (as) saídos dos centros urbanos. São eles que carregam formações e conteúdos socioculturais distintos, mas que especificam o conflito de classes e criam/constroem em seu interior, os territórios de resistências. São declarações do Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior. Foi ele quem escreveu o artigo: “Movimento territorial do trabalho no campo e da classe trabalhadora”, no qual aborda as mudanças que têm ocorrido no âmbito do trabalho do campo, desde a década de 1980.

O Pesquisador (Thomaz Jr.), coordena o Projeto Temático “Mapeamento e análise do território do agrohidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema” – São Paulo – Brasil. Relações do trabalho, conflitos e formas de uso da terra, da água e da saúde ambiental com o apoio da FAPESP. No artigo: “Quando a agricultura familiar é campesina”, Bernardo Mançano Fernandes destaca a importância estratégica da agricultura camponesa. Para garantir a soberania alimentar, analisando como a produção técnica no setor é influenciada e influencia as políticas de desenvolvimento territorial no campo.

Contribuindo para o desenvolvimento

Diante da repercussão que o livro vem alcançado em todo o continente – e até nos países da Ásia e Europa – perguntamos ao Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes se a obra está trazendo alguma contribuição ao desenvolvimento; e ele foi categórico: “Eu creio que sim. A gente fez com esse objetivo. Mas é um processo de longo prazo que pode demorar de 10 a 20 anos. O fruto não vem na hora. A repercussão está sendo positiva. Estou vendo por parte das pessoas que leram e opinaram, que os comentários são positivos. Mas a nossa expectativa é que isso sirva como referência para que o Governo passe a valorizar a agricultura camponesa. Essa é a nossa expectativa”.

Mançano admite que já deu sua contribuição; e à medida que o Governo vai lendo esse livro (Agriculturas campesinas) vai enxergar melhor a realidade brasileira. Se pegarmos a experiência do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PINAI, é exemplo que temos no país e pode melhorar a vida de milhares ou milhões de famílias mediante entrega nas escolas. É um mercado fabuloso, com comida boa e de qualidade, ao invés de produtos importados. Nesse sentido, estamos propondo desenvolvimento, fortalecendo a economia local e as comunidades.

Em continuidade, o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes reconhece que estamos passando por um momento que é fundamental: investir e reconhecer a importância de nossa economia doméstica, da população e da terra; e fazer esses dois trabalharem em prol do país. Não ficar importando soja e trazendo empresas, corporações e gente de fora em detrimento de nossa comunidade, com pessoas sem terra e sem trabalho.

Política de valorização agrícola

Antes de concluir sua entrevista, o Professor Mançano falou sobre a Política de valorização agrícola e enfatizou que “a Unesp tem uma tradição nisso. Na vida toda fez isso. É a principal Universidade do Brasil e da América Latina que hoje investe nesse tipo de estudo. A Instituição tem um conjunto de cursos, de teses e pesquisadores que sempre trabalharam nisso. Essa é a nossa tradição”.

Para arrematar – em relação ao novo livro – perguntamos: Trabalho avaliado e aprovado? Resposta: Com certeza. Estamos tendo um retorno positivo. Mas o que nós queremos, não é só esse retorno das pessoas que falam que gostaram do artigo. “O que nós queremos é a criação de políticas públicas para o desenvolvimento” – finalizou.

Esta é a mais recente e atualizada publicação dedicada à Agricultura Camponesa no continente. Editada em Espanhol, reúne importantes trabalhos elaborados por dois Professores da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

O Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior e o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes – da FCT/Unesp – são os autores deste livro (editado em Quito – Equador), lançado no início do ano com ampla repercussão e disponibilizado para Dowload gratuito.