ago 04

No dia 31 de Julho/14hs, o candidato José Aparecido Lima Dourado, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro II, tendo como Orientador e Pres. da Banca Examinadora, o Prof.Dr. Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente- SP. Tema: “Das terras do sem-fim aos territórios do agrohidronegócio: conflitos por terra e água no Vale do São Francisco/BA”.

Integraram a Banca, além do Orientador já citado, os seguintes membros docentes: Dr.Carlos Alberto Feliciano, do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE; Drª.Sônia Maria Ribeiro de Souza, do CEGEt/CETAS; Dr.Marcelo Rodrigues Mendonça, da Universidade Federal de Goiânia e Drª.Guiomar Inez Germani, do Departamento de Geografia, da Universidade Federal da Bahia/UFBA.

No início da tese, o Doutorando afirma que as políticas públicas voltadas para o fomento à irrigação no nordeste brasileiro promoveram ao longo das ultimas quatro décadas, profundas transformações no espaço agrário da região semiárida. Inseridos no contexto da modernização conservadora da agricultura, os projetos de irrigação criados pelo Departamento Nacional de Obras contra as secas (DNOCS) e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaiba, transformaram-se na mola propulsora para o desenvolvimento econômico regional, estando em muitos casos atrelados ao grande capital e aos interesses e organismos externos, como é o caso da Política Agrícola Comum/PAC Europeia.

José Aparecido acrescenta que investimentos públicos em obras de infraestrutura hídrica, terras férteis, oferta de mão-de-obra e condições climáticas favoráveis, possibilitaram a territorialização do agronegócio no Vale do Rio São Francisco, transformando a região “California brasileira”, com diversos projetos de irrigação em fase de produção, implantação ou em estudo. Com os investimentos públicos, ocorreu a valorização e especulação das terras à Margem do “Velho Chico”, com destaque para as regiões do médio e submédio São Francisco, onde estão localizados os Projetos de Irrigação Baixio de Irecê e Salitre, considerados duas “transposições baianas”, em função dos volumes de água requeridos para a implantação desses empreendimentos.

Em continuidade à tese, diz o Doutorando: “A criação desses perímetros irrigados provocou a desterritorialização e o desterreamento de centenas de famílias camponesas, que ao longo da história, vivenciaram distintos processos desterritorializantes em função das ações do Estado (construção da Barragem de Sobradinho) e da grilagem de terras nos vales dos rios Verde e Jacaré. Ou ainda: em função da desapropriação de terras para fins sociais. Esses novos arranjos têm ocasionado conflitos pela terra e pela água, por parte dos camponeses caatingueiros, que têm assumido as trincheiras do enfrentamento ao grande capital e cujas ações apresentam-se ricas em conteúdo político na luta anticapital, sendo fundamentais para a construção das (Re)Existências e dos espaços da esperança”.

Perante a Comissão Julgadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Antonio Thomaz Júnior, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp, José Aparecido Lima Dourado defendeu tese de Doutorado/Geografia.

A defesa pública de tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia, foi desenvolvido no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente -SP.