jul 05

Um livro produzido especialmente pelos Professores Doutores: Everaldo Santos Melazzo e Maria Encarnação Beltrão Sposito (Docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente), será lançado em El Salvador no próximo dia 14 de Julho. O lançamento oficial está agendado para ser concretizado durante a realização do 55º Encontro Internacional de Americanistas. Trata-se de uma colaboração internacional da Rede de Cidades Médias – ReCiMe – da FCT/Unesp e da Cátedra Unesco de Cidades Médias. Desse Encontro Internacional também participarão os Professores Doutores: Carmen Bellet e Josep MaLlop, da Universidad de Lheida/Espanha (Eds).

O livro “Urbanização – produção e consumo em cidades médias intermediárias”, é resultante de projetos conjuntos que vem sendo desenvolvidos entre a Cátedra UNESCO(“Ciudades medias: urbanización y desarrollo”), radicada na Universitat de Lleida/Espanha, o “Grupo de Pesquisa, Produção do Espaço e Redefinições Regionais/GASPER” e a “Rede de Pesquisadores sobre CidadesMédias (RECIME)”, ambos com sede na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp – Presidente Prudente – SP.

Composto por 22 textos (Espanhol e Português), de Professores de Universidades Latinoamericanas e Espanholas, o objetivo geral é o de compreender o reposicionamento das cidades médias de diferentes países nas redes urbanas. Bem como, seus papeis e funções frente às velozes transformações econômicas e espaciais contemporâneas.

O livro encontra-se organizado em duas partes: A primeira, reúne dez textos sobre o tema das dinâmicas da produção e consumo em cidades médias. A segunda parte, que trata da urbanização das dinâmicas imobiliárias em cidades médias, apresenta outros onze textos. As contribuições são originadas de pesqusiadores de seis diferentes países: Argentina, Brasil, Chile, Equador, Espanha e México.

São apresentadas, assim, realidades bastante diferentes entre si – inclusive quando são considerados processos da globalização da economia e dos valores e práticas socioespaciais – que produzem certas homogeneidade que nunca se impõem completamente na medida em que se combinam com as diversificadas dinâmicas locais.

Desta maneira, são geradas alianças entre os agentes econômicos e políticos. Mas também enfrentamentos e conflitos de caráter político e social.

O novo livro a ser lançado em El Salvador, reúne importantes trabalhos desenvolvidos no Brasil e Espanha, com a participação da Cátedra Unesco, Rede de Cidades Médias/ReCiMe, Grupo GASPER, da FCT/Unesp e Univ. Lheida/Espanha.

Os Profs.Drs.Maria Encarnação Beltrão Sposito e Everaldo Santos Melazzo são autores e organizadores desse trabalho científico e cultural, juntamente com docentes da Univ.Lheida/Espanha que estarão presentes dia 14 em El Salvador.