jul 06

“A produção imobiliária e a reestruturação das cidades médias: Londrina e Maringá/PR”, foi o tema desenvolvido na defesa de tese pelo candidato ao Doutorado/ Programa de Pós-Graduação em Geografia, Wagner Vinicius Amorim no dia 02 de Julho/14hs no Anfiteatro II. Sua Orientadora foi a Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente.

Na composição da mesa (presidida p/Orientadora), atuação da Comissão Examinadora constituída pelos seguintes docentes: Profª. Drª.Ana Lúcia Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá/UEM; Profª.Drª.Ana Fani Alessandri Carlos, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo/USP; Prof.Dr.Roberto Luis de Melo Monte-Mor, do CEDEPLAR da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG e Prof.Dr.Marcio José Catelan, do Departamento de Planejamento da FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

Ao defender publicamente sua tese, o Doutorando analisou o processo de produção do espaço urbano nas cidades médias brasileiras de Londrina e Maringá, no norte paranaense, ambas com características distintas no tocante ao processo de expansão urbana, valorização imobiliária e segmentação socioespacial.

“Estudamos as empresas de capitais locais, sua atuação nas respectivas cidades, bem como sua reprodução em outras cidades de portes semelhantes, procurando então aprofundar por meio de tais grupos, a compreensão das formas sob as quais tais empresas, muitas vezes centralizam sua gestão, dinamizam suas atividades e atuam em diferentes cidades e estados brasileiros. Demonstramos como a formação histórica e a articulação de tais empresas enseja uma dinâmica atual marcada pelo uso do espaço como meio pelo qual, elas reproduzem-se economicamente” – acentuou.

Em seguida, Wagner Vinicius Amorim – em sua defesa de tese de Doutorado/Geografia – ressalta: Pelo prisma da geografia histórica da acumulação, da ordenação espaço-temporal do capital, da produção imobiliária, da reestruturação da cidade, da “máquina de crescimento urbano”, do movimento do capital circulante e da mobilidade e do deslocamento espaciais da valorização imobiliária, realizamos um estudo que contempla as mudanças estruturais e estruturantes na escala das duas cidades; e também em outras escalas geográficas de análise e de atuação desta fração do capital.

Para finalizar, declara o Doutorando: “Mostramos assim, como os agentes operantes em tais cidades e em diversas situações geográficas levam em consideração a dimensão espacial em suas estratégias, reiterando as especificidades qualitativas e quantitativas das cidades médias”.

Concentrados no Anfiteatro II os 5 membros integrantes da Comissão Examinadora e o candidato do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Wagner Vinicius Amorim para defesa da tese de Doutorado.

– No mês de Julho de 2015, esta foi a 1ª tese de Doutorado defendida publicamente. Foi Orientadora a Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp-P.Prudente.