jun 08

No dia 1º de Junho de 2015, verificou-se no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a 1ª tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendida publicamente pelo candidato Jovenildo Cardoso Rodrigues. A Comissão Examinadora se reuniu especialmente para recebê-lo no período da tarde – após as 13h30 – e o tema desenvolvido foi: “Produção das desigualdades socioespaciais em cidades médias amazônicas: análise de Santarém e Marabá, no Estado do Pará”.

O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp, que presidiu os trabalhos como integrante da Banca. Como membros da Banca, atuação dos seguintes docentes: Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia, juntamente com o Prof.Dr. Márcio José Catelan, do Departamento de Planejamento (ambos da FCT/Unesp) e Prof.Dr.Wagner Barbosa Batella, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa/MG.

Profundas transformações

A tese de Doutorado defendida por Jovenildo destaca as profundas transformações que vem ocorrendo desde o início do século XXI nas cidades médias amazônicas, com especial enfoque para Santarém e Marabá, no Estado do Pará. Os fatores positivos são atribuídos aos avanços de novos agentes econômicos, urbanização territorialmente seletiva, assim como processos de “reestruturação urbana” associadas às determinações inerentes à reprodução do capital no espaço urbano-regional.

Na interpretação desses processos é imprescindível considerar que a urbanização induzida pelo Estado, constituiu-se na condição para a expansão da “fronteira econômica do capital”, no território brasileiro e amazônico. Em escala local, as cidades médias de Santarém e Marabá, a partir dos anos de 1990 passaram a apresentar mudanças profundas e aceleradas nas suas estruturas urbanas, como produto da ampliação e intensificação no ritmo dos processos de “reestruturação urbana e reestruturação da cidade”. Mas também, como meio para a expansão dos fluxos de realização do capital no território; e como condição para a reprodução ampliada do capital em escala local.

Jovenildo Cardoso Rodrigues esclarece de forma mais detalhada, as razões dessa expansão de Santarém e Marabá, levando em consideração os elementos apresentados: “No plano geral, relativo à urbanização, o acúmulo de tempos desiguais, a coexistência de antigas e novas temporalidades e espacialidades urbanas desiguais, associadas ao ritmo, densidade e intensidade dos processos de transformações engendram formas e conteúdos que expressam ações, diferenciações e desigualdades socioespaciais” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora e tendo como Orientador, o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, o candidato Jovenildo Cardoso Rodrigues defendeu tese de Doutorado/Geografia no dia 1º de Junho na FCT/Unesp – Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública de tese de Doutorado, desenvolvida no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente-SP, reuniu grande número de interessados, especialmente, colegas, amigos e familiares do Doutorando.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.