jun 09

O assunto que mais chamou a atenção da população de Presidente Prudente na 1ª semana de Junho, foi a mobilização do Corpo de Bombeiros para dar cobertura a um trabalho que vem sendo desenvolvido há alguns meses pela Brigada de Incêndio da Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia), mediante simulação através de uma Ação Preventiva para evacuação do Anfiteatro I e resgate de uma vítima pessoal. Tudo se desenvolveu como se fosse um fato real, o que provocou impacto e até tensão nervosa entre as pessoas que passavam pelo local e desconheciam as razões dessa mobilização. Conforme assegurou o Comandante (1º.Tenente Tiago Regis Franco de Almeida), foram onze homens com dez equipamentos rotineiros e quatro viaturas, sendo: duas de salvamento, uma unidade de resgate e um caminhão-pipa para o transporte de água. O comboio saiu do Quartel para uma Exploração, que nada mais foi do que procurar uma “vítima de inalação pela fumaça”, retirando-a do local do sinistro o mais rápido possível, com total segurança. “Esse objetivo foi alcançado” – disse o Comandante da Operação – que reuniu mais de 200 pessoas no local.

Paulo Sérgio Bigoni, técnico em segurança do trabalho é quem coordena a Brigada de Incêndio da FCT/ Unesp e foi categórico em dizer que o objetivo principal foi alcançado após um planejamento que durou cerca de um mês. Mas o principal mesmo – diz ele – é treinar as pessoas para que aprendam essa cultura de segurança, na hora difícil da evacuação do ambiente em que se encontram. É preciso que elas entendam que tudo deve ser feito de forma ordeira e segura, como foi possível verificar durante a realização dessa última mobilização envolvendo o Corpo de Bombeiros e 80 integrantes da Brigada de Incêndio da Unesp. Como se fosse uma situação real. Nessa demonstração, o personagem que fez o papel de vítima “resgatada” de um suposto incêndio no Anfiteatro I foi o funcionário André M.Shinohara, de 26 anos de idade. Para cumprir a chamada de resgate no trajeto entre o Quartel dos Bombeiros e a Unesp, foram necessários cerca de 5 minutos. A operação total durou aproximadamente 30 minutos.

O Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias declarou que a operação correspondeu totalmente à expectativa. “Ficamos muito contentes com a atuação da Brigada de Incêndio, que estamos treinando desde o ano passado. Nessa simulação foi “provocado” um incêndio com vítima; e a atuação de nossa Brigada junto com o Corpo de Bombeiros foi muito bem sucedida. E aí, perguntamos: Essa mobilização vai ser útil à comunidade? Resposta: “Com toda certeza. Como circula muita gente aqui no Câmpus diariamente, nos preocupamos com a segurança dessas pessoas. Por isso, treinamos nossa Brigada de Incêndio (juntamente com o Corpo de Bombeiros); e eles atuaram muito bem” – concluiu. Em média, circulam diariamente pelo Câmpus da FCT/Unesp cerca de 4 mil pessoas entre estudantes, professores, funcionários técnicos administrativos, servidores, prestadores de serviços e visitantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Várias viaturas e onze homens que integram o Corpo de Bombeiros de Pres.Prudente realizaram conjuntamente com a Brigada de Incendio da FCT/Unesp, uma operação de salvamento, inédita, começando pelo Anfiteatro I onde houve “incêndio simulado”com uma vitima de inalação de fumaça exigindo socorro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O atendimento nesse caso foi ultra-rápido e em poucos minutos, a vitima já recebia assistência. O trajeto percorrido pelas viaturas – entre o Quartel dos Bombeiros e a Unesp – durou cerca de 5 minutos. Aí começou a operação geral que terminou com o resgate da vítima e chegada ao Hospital em 30 minutos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/ SP – acompanhou todo o desenrolar da Operação, que é a primeira na históriados 56 anos de existência da Instituição de ensino superior no extremo oeste paulista, com apoio de todos os Departamentos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta foi uma mobilização inédita. Cerca de 200 pessoas, incluindo assessores da Diretoria da FCT/Unesp, chefes de departamentos técnicos e administrativos, servidores, professores e alunos participaram dos trabalhos, acompanhando a ação dos integrantes da Brigada de Incêndio e do Corpo de Bombeiros de Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Enquanto os bombeiros e integrantes da Brigada de incêndo da FCT/Unesp, cuidavam da proteção contra incêndios dando ampla assistência a uma das vítimas por inalação de fumaça no Anfiteatro I, equipes de resgate se empenhavam em agilizar sua assistência através da utilização de 4 unidades móveis para atendimento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a vítima (da operação resgate simulada), como se fosse um fato real, bombeiros e membros da Brigada de Incêndio da Unesp, adotam as últimas providências para a remoção do paciente através de uma Ambulância, preparada especialmente mobilizada para efetuar o transporte para uma unidade hospitalar mais próxima.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mesmo à distância, funcionários e servidores da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, acompanham os últimos procedimentos para a remoção da vítima (apenas simulação), desde a Faculdade de Ciências eTecnologia até uma unidade hospitalar de assistência a envolvidos em problemas de inalação por fumaça.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os preparativos para a remoção da vítima de inalação por fumaça tóxica – observada nesta cena de demonstração no bloco central da FCT/Unesp – são acompanhados à distância por vários servidores, que na oportundade reconheceram a importância da realização desse trabalho preventivo, de grande utilidade em qualquer ápoca.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Enquanto se processa a fase final de remoção da vítima nesta simulação, o Prof.Dr.Marcelo Messias troca opiniões com o comandante das operações do Corpo de Bombeiros de Pres.Prudente e o Coordenador da Brigada de Incendio da FCT/Unesp, 1º Tenente Tiago Regis Franco de Almeida e Paulo Sérgio Bigoni, respectivamente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As imagens finais mostram em duas fotografias, a concentração de funcionários e servidores, ao lado do Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias e seus principais assessores, que acompanharam com o maior interesse essa demonstração inédita e da mais alta importância para a comunidade, calculada em 4 mil pessoas, todos os dias.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.