jun 06

Quatro dissertações de Mestrado do Programa de Graduação em Geografia; três ref.Programa de Matemática Aplicada e Computacional e a última na área de Educação, foi o balanço geral do mês de Maio de 2015 no tocante às defesas de dissertação de Mestrado. As informações são atribuídas à Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. A primeira defesa pública (verificada no dia 5 de Maio) já foi divulgada pelo blog da FCT e as demais, estarão figurando nesta matéria relativa ao período de 22 a 29 de Maio.

Tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Cristiane Néspole Morelato França, do Departamento de Matemática e Computacão da FCT/Unesp, o candidato Eduardo Ramos fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Matemática Aplicada e Computacional, no Anfiteatro II, no dia 22/Maio/14hs. Tema: “Controle ótimo aplicado em um modelo de câncer”. Integrando a Banca Examinadora, a Profª.Drª. Thais Jordão/USP-São Carlos e o Prof.Dr.Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta, do Departamento de Matemática e Computação da FCT/Unesp.

No dia 25 de Maio, na Sala de Projeções da Biblioteca/14hs, a candidata Raquel Carvalho de Arruda, tendo como Orientador o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp se apresentou perante a Comissão Examinadora para sua defesa de dissertação de Mestrado/Geografia. Tema desenvolvido: Território e Participação Social: Análise da construção do Programa Territórios da Cidadania do Pontal do Paranapanema. Também integrando a banca, os Profs.Drs.:Luiz Antonio Barone, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp e Marcelo Antonio Conterato, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRS.

Quatro dissertações de Mestrado num só dia

No dia 29 de Maio, foram quatro as dissertações de Mestrado defendidas na FCT/Unesp. Inicialmente, no Anfiteatro II/9hs pela candidata do Programa de Geografia, Ana Cecília Coral Lopes, sob orientação do Prof.Dr.Antonio Cézar Leal, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp. Também compondo a Comissão Examinadora os Profs.Drs.: Edson Luis Piroli, da Unesp/Ourinhos-SP e Arnaldo Yoso Sakamoto, do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/UFMS. Tema: “Planeamiento y análisis Del paisaje Del “cuenca hidrográfica Del Ryo Buenavista, província de Manabi-Equador: para La implementación de políticas de incentivos a la restauración de ecosistemas com fines de conservación “ (Programa Sócio Bosque – Equador).

Coincidentemente no mesmo dia e na mesma hora no Anfiteatro VI da FCT/Unesp, a candidata Danielle Cardozo Frasca Teixeira, do Programa de Geografia fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Margareth Cristiane de Costa Trindade, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp. Tema desenvolvido pela Mestranda: “O clima urbano de Rancharia/SP”. Na Banca Examinadora – além da Orientadora – os docentes integrantes: Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp e o Prof.Dr. Vincent Dubreuil, da Universidade Rennes /Costel – França.

Finalmente no dia 29 de Maio/13hs, apresentou-se perante à Banca Examinadora reunida na Sala de Projeções da Biblioteca da FCT/Unesp, a candidata Jéssika Naiara da Silva, que defendeu dissertação de Mestrado/Programa de Educação. Tema: “Manifestações de conteúdos televisivos nas culturas infantis e interpretações das Professoras no contexto pré-escolar”. Orientador: Prof.Dr.José Milton de Lima, do Departamento de Educação da FCT/Unesp e demais integrantes: Profª.Drª. Sara de Jesus Gomes Pereira, do Departamento de Ciências da Comunicação, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho/Braga – Portugal – e Prof.Dr.Mauro Berti, do Departamento de Educação Física, da Faculdade de Ciências de Bauru – SP.

Ainda no dia 29 de Maio/14h30 no Anfiteatro VII a candidata Paola Rocchi Rossi defendeu dissertação de Mestrado/Programa de Matemática Aplicada e Computacional da FCT/Unesp, sob orientação da Profª.Drª.Aparecida Doniseti Pires de Souza, do Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Atuação na Banca Examinadora das Professoras Doutoras: Mariana Curi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo/USP e Maria Raquel Miotto Morelatti, do Departamento de Matemática e Computação da FCT/Unesp/Presidente Prudente – SP. Tema desenvolvido pela Mestranda: “Construção de uma escala para avaliação da Proficiência em conteúdos matemáticas básicos”.

Anna Cecília Coral Lopes foi a 1ª candidata a se apresentar perante a Comissão Examinadora para a defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia, na manhã de 29 de Maio. Orientador: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

No mesmo dia e à mesma hora (9hs) a candidata Daniellle Cardozo Frasca Teixeira iniciou sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia da FCT/Unesp, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Margareth Cristiane de Costa Trindade, do Deptº de Geografia.

Um detalhe que chama a atenção dos integrantes da Banca Examinadora, dos candidatos ao Mestrado e demais colegas e familiares, é a presença dos amigos que vêm até a Unesp com a finalidade de prestigiá-los nesse importante momento.

A candidata ao Mestrado/Educação, Paola Rocchi Rossi se apresentou perante a Comissão Examinadora para sua defesa de dissertação, sob orientação da Profª. Drª. Aparecida Doniseti Pires de Souza, do Deptº de Estatística da FCT/Unesp.