jun 04

Um evento comemorativo ao Dia do Geógrafo em 29 de Maio no Anfiteatro I da FCT/Unesp, contou com a presença do Prof.Dr. Marcio Antonio Cataia, docente da UNICAMP e atual Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros, especialmente convidado para ministrar palestra sob o tema “O Ser Geógrafo”. O evento foi realizado em parceria com o Programa de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

A instituição (AGB) foi implantada em Presidente Prudente em 1975. Portanto, exatamente há 40 anos, o que justifica essa celebração de caráter oficial, que teve a participação de todos os docentes do Departamento de Geografia. Na coordenação do evento comemorativo, prestigiado também por estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Geografia, se fez presente o Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula.

Na Abertura da palestra – em suas palavras iniciais – o Prof.Dr.Márcio Antonio Cataia destacou as condições que envolvem a classe atual e teceu considerações sobre o ”Ser Geógrafo”, com suas dificuldades, limitações e perspectivas. Depois, dentre uma ampla variedade de assuntos, o Presidente da AGB realizou aportes desde a história do pensamento geográfico, destacando a importância da Geografia em meio às Ciências Sociais. Tanto quanto a afirmação das potencialidades da Geografia na produção técnica até os projetos de desenvolvimento nacional.

A discussão e leitura espacial, relevando-a como principal objeto da Geografia, fora apresentada à luz de uma análise política, destacando as correlações entre técnica, tecnologia, globalização e capital. O Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, comenta:”O Professor Cataia, destaca que o olhar político multiescalar permeou toda a palestra, evidenciando a importância e o potencial do “Ser Geógrafo” na contemporaneidade para a compreensão dos processos e fenômenos que compreendem a totalidade do espaço geográfico em diferentes escalas”.

Ademais, as discussões realizadas após a palestra visaram aprofundar ainda mais questões pertinentes à atualidade dos projetos transnacionais, das empresas multinacionais, dos papeis dos Estados-nações, as ações e estratégias espaciais de articulação e fragmentação, levadas a cabo pelos conglomerados de complexos capitalistas. Sob auspícios do Estado, em detrimento das oposições, movimentos sociais e resistências populares combativas; e sobre a contemporaneidade hegemônica geopolítica e os redesenhos políticos na escala mundial, destacando seus desdobramentos geográficos até a escala local e cotidiana – concluiu o palestrante.

A Seção local da AGB agradece aos que participaram e comemoraram o “Dia do Geógrafo”em 29 de Maio, na palestra proferida pelo Prof.Dr. Márcio Antonio Cataia, da UNICAMP e Presidente Nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros.

Na condição de Presidente Nacional da AGB, o Prof.Dr.Márcio Antonio Cataia/UNICAMP, pronunciou palestra especialmente dedicada a estudantes e professores do curso de Geografia na FCT/Unesp.

A palestra realizada no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia reuniu grande número de participantes, especialmente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Geografia.

“Ser Geógrafo” foi o tema desenvolvido pelo Prof.Dr.Márcio Antonio Cataia no dia 29 de Maio, que teve também atuação destacada do Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, na coordenação do evento.

Docentes e alunos dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Geografia, acompanhar a palestra proferida pelo Prof.Dr.Márcio Antonio Cataia/UNICAMP e Presidente Nacional da AGB.