jun 02

Durante o mês de Maio deste ano, o Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ da FCT/Unesp – Campus de Presidente Prudente – promoveu duas exposições: A primeira, nos dias 11 a 15 de Maio com a realização da ”Semana do Índio” (adiada em 19 de Abril) e a segunda, entre 18 a 22 de Maio: 13ª Semana Nacional de Museus, onde o público alvo foi a comunidade em geral, escolas públicas e particulares de Presidente Prudente e região.

A mostra indígena apresentou aproximadamente 500 peças, que fazem parte do acervo do CEMAARQ. Recebeu durante o período mais de 500 visitantes – além de estudantes da Unesp que são gente da casa. Como atração popular, o que mais chamou a atenção foi o Teatro de Fantoches com lendas indígenas apresentadas por monitores da Unesp, com destaque especial para a encenação intitulada “Como a noite apareceu”. Houve também exibição de filmes indígenas, como recreação. E mais: Exposição da Arqueologia da Pré-história e uma Maquete interativa, após a projeção de vídeo documentários.

A exposição mostrou muitas peças confeccionadas por índios conteporâneos que mostraram a riqueza do artesanato tradicional e também peças de cerâmica marajoara, resultantes das pesquisas arqueológicas de 400 a 1.400 anos D.C. São peças da cerâmica marajoara, juntamente com vasos de cerâmica de Santarém, do mesmo período. O evento realizou-se sob a supervisão do Prof.Dr.Francisco Antunes Caminati, colaboração da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, com atividades coordenadas pela dedicada e competente Professora Emérita e Voluntária, Ruth Künzli.

A Semana Nacional de Museus – segundo a Auxiliar Acadêmica Nikele Maiara Milani –recebeu 376 visitantes incluindo alunos da FCT/Unesp. A exemplo do que aconteceu na Semana do Índio, o Teatro de Fantoches chamou a atenção dos visitantes, através da encenação histórica da “Lenda do Guaraná”. Em meio a essa exibição, também tornou-se possível produzir brincadeiras de pintar desenhos e pular corda… Ai veio o “Manuseio”, momento em que os visitantes passam a ter contato direto com materiais arqueológicos e paleontológicos.

O propósito das duas exposições – Semana do Índio e Semana dos Museus – foi um só: mostrar ao público em geral, o que temos de mais precioso. Um pouco da vida indígena em relação com o meio ambiente, considerando que os índios conhecem muito bem a natureza e a respeitam, retirando apenas o que é estritamente necessário. A Semana Nacional de Museus foi outra mostra da maior importância que a FCT/UNESP (através do CEMAARFQ), coloca inteiramente à disposição da comunidade um dos mais ricos acervos da natureza, através da Arqueologia e Antropologia.

O Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, realizou em Maio dois eventos significativos, com centenas de visitantes. (Fotos cedidas)

Para a acolhida aos visitantes durante a Semana do Índio e Semana Nacional de Museus, foram montadas tendas cobertas; e para recreação das crianças e adolescentes um Teatro de Fantoches.

Tanto a Semana do Índio, como a Semana Nacional de Museus houve motivação para que os visitantes se identificassem com o ambiente de uma exposição indígena e de antiguidades.

Fantasia de Índio é motivação mais do que inteligente para quem visita o Centro de Museologia, Arqueologia e Antropologia da FCT/UNESP. Vejam como grandes e pequenos se comportam durante a visita.