jun 01

No período de 24 a 27 de Maio, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou o III Simpósio Internacional de Educação a Distância e o V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. O número de inscrições surpreendeu os organizadores do evento: 333 juntamente com apresentações orais e 126 trabalhos devidamente aprovados. As Oficinas num total de 15 também fizeram parte desse trabalho promovido pelo Centro de Promoção para Inclusão Digital, Educacão e Social (CPIDES), que terminou com flores na noite de 27 de Maio, em homenagem aos organizadores, participantes e coordenadores do evento.

O ato de abertura realizado no Auditório do Discente V foi presidido pela Profª.Drª.Vilma M.Tachibana, Chefe do Departamento de Matemática, Estatística e Computação que representou a Diretoria da FCT/Unesp, que dirigiu uma saudação especial em nome do Prof.Dr.Marcelo Messias. Depois, questionou: “O que tem a Estatística com os temas que estão sendo debatidos? A FCT é composta por Departamentos, sendo Matemática, Computação e Estatística, as mais novas. Antes, um único Departamento, com mais de dez docentes e várias linhas de pesquisa, havendo a necessidade de divisão para otimização de recursos e trabalhos” – disse.

A palavra do Coordenador

No esquema de organização, o Prof.Dr.Klaus Schlüzen Junior, na condição de Coordenador dos 2 Simpósios apresentou suas boas vindas aos participantes. Em especial aos visitantes que se deslocaram de longa distância, a fim de nos prestigiar nessa realização marcante da cultura brasileira. O ato solene de abertura se deu ao som do Hino Nacional Brasileiro, seguindo-se a interpretação em Libras da música “Vagalume”, conduzida por Flávio Gonçalves.

“Reunir especialistas para o debate em torno de temas que fazem parte do cotidiano social, escolar e acadêmico contemporâneos e buscar a integração entre Universidade, Escolas públicas, privadas e demais instituições com propostas de práticas educacionais inclusivas contemporâneas que possibilitem melhores condições de educação” – foram as primeiras mensagens emitidas pelo Cerimonial. Para definir o propósito do evento: “apresentação de experiências e pesquisas nas áreas temáticas; propostas que possam contribuir para o planejamento e implantação da Educação a Distância e práticas inclusivas na sociedade contemporânea”.

O Prof.Klauss anunciou a primeira conferência pela Professora Anna Augusta Sampaio de Oliveira. Doutora em Ensino em Educação Brasileira, pela UNESP. Pesquisadora e Professora da Unesp – Câmpus de Marília – Especialista na área de deficiência intelectual do curso de Educação Especial do Programa REDEFOR, que falou sobre: “O atendimento educacional especializado para aluno com deficiência intelectual”. O Prof.Dr.Ulisses Ferreira de Araujo, Livre Docente da USP e Pós-Doutorado pela Universidade de Barcelona/Espanha e Stanford/EUA, Doutor em Psicologia Escolar do Desenvolvimento Humano pela USP, destacou “As novas arquiteturas pedagógicas e tecnologias colaborativas na aprendizagem baseada em problemas”.

Melhorar para podermos avançar !

Dr.Klauss ressaltou os grandes desafios da atualidade, incluindo o aprendizado como fator da maior importância no momento. A questão da formação do Professor – disse – precisa melhorar para podermos avançar – e a Tecnologia tem papel fundamental. O Prof.Dr.Klaus Schlüzen Junior no seu primeiro pronunciamento público definiu que “certamente, o lugar mais pobre de informações é a sala de aula”; e acrescenta: “A Escola deve ser um local de encontro, onde Professor e Aluno devem constituir um conhecimento”. Finalizando recordou: temos uma dívida enorme com o Departamento de Estatística da FCT/Unesp.

Embora tendo confirmado sua participação nos eventos do CPIDES, o Prof.Dr.Jean Robet Poulin da Universidade Federal do Ceará/UFCE comunicou-se com a Coordenação a fim de justificar sua ausência, por problemas de saúde. As conferências seguintes foram agendadas e confirmadas nos dias 26 e 27 de Maio com os palestrantes: Prof.Fernando José de Almeida, Doutor em Filosofia pela PUC-SP e Pós-Doutorado em Lyon/França. Foi Secretário da Educação da cidade de São Paulo e Vice-Diretor Acadêmico da PUC-SP. Tema da Conferência: “A Escola e a ética do diferente”.

Na sequência, um documentário produzido pela Profª.Renata Maria Libório Coimbra, intitulado:”Palavras cúmplices de mim”. A Professora Renata é docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP, Doutora em Psicologia Escolar do Desenvolvimento Humano pela USP-SP, tendo realizado Pós-Doutorado pela Universidade do Minho/Portugal. Com mediação de Ana Maria Araya, seguiu-se na noite de 26 de Maio a conferência da Profª Marta Flores Coll, da UAB/Espanha, sob o tema: “Aprendizagem entre iguais: uma metodologia privilegiada para a educação inclusiva”. A Professora Marta trabalha com Educação Inlcusiva. É Doutora pelo Programa Interuniversitário de Psicologia da Educação e Pesquisadora do Programa Educativo dirigido pelo “Grup de recerva sobre aprenentatge entre iguals (Grai)”, da Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha.

A Etapa final de 2 Simpósios

No 3º e último dia, duas importantes conferências com mediação do Prof. Dr. Klaus Schlüzen Junior, que anunciou como antecipação um Mini-sarau da Lingua Brasileira de Sinais, coordenado pela Profª Valéria Isaura Souza (apresentação de Sarau). Na ausência da conferencista Martinha Clarete Dutra dos Santos, para representar o MEC, a Profª. Eliana Lúcia Ferreira, falando sobre “As políticas públicas de Educação Especial e Inclusiva do Ministério da Educação”.

A Professora Eliana é Doutora em Educação Física pela UNICAMP. Possui Pós-Doutorado em Avaliação Educacional do Ensino a Distância – UNED – Espanha. É Coordenadora de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação.

No encerramento, o conferencista foi o Prof.Dr. Tibério Feliz Murias, Docente da Universidade Nacional de Educacion a Distancia – UNED – Madrid/Espanha. Ele realiza pesquisas em desenvolvimento do currículo e adaptações curriculares e em necessidades educativas especiais e intervenção pedagógica. Nesse sentido, prossegue com a conferência centrada em suas temáticas de pesquisa. Para marcar esse final feliz, foram prestadas diversas homenagens aos Coordenadores e Conferencistas presentes, tendo como anfitriões os Profs.Drs.: Klaus Schlüzen Junior e Elisa Tomoe M.Schlüzen, do CPIDES da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Klaus Schlüzen Junior, coordenou o III Simpósio Internacional e o V Simpósio de Educação Inclusiva no Auditório Disc.V da FCT/Unesp. Na abertura, o canto do Hino Nacional Brasileiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Especialmente convidado, Flávio Gonçalves fez uma apresentação musical em Libra, começando pela composição denominada “Vagalume”, acompanhada com muito interesse pelo público.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao lado da Profª.Drª. Elisa Tomoe M.Schlüzen, dois conferencistas convidados que vieram especialmente da Espanha, a fim de participar do Evento Internacional presidido pela Profª.Drª.Vilma M.Tachibana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª conferência foi ministrada pela Professora e Pesquisadora da Unesp/Marília, Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Especialista na área de deficiência intelectual – Programa REDEFOR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outras apresentações em Libra foram acompanhadas pela platéia presente no Auditório do Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, durante a realização dos 2 Simpósios do CPIDES.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– A conferência seguinte teve a participação do Prof.Dr.Ulisses Ferreira de Araujo – Livre Docente da USP – com Pós-Doutorado na Espanha e Estados Unidos. Mediação do Prof.Dr. Klaus Schlüzen Junior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na 2ª noite destinada às Conferências, apresentaram-se como convidados, a Profª.Drª. Marta Flores Coll, da UAB-Espanha e o Prof.Dr.Fernando José de Almeida, da PUC-SP, com mediação de Ana Maria Araya.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento do Simpósio Internacional de Educação a Distância, presença e participação da conferencista Eliana Lúcia Ferreira, Doutora em Educação Fisica/ UNICAMP e Pós-Doutorado na UNED-Espanha.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para a conferência final, o Prof.Dr.Tibério Feliz Murias (Docente da UNED/Madrid-Espanha), tendo como mediador o Prof.Dr.Klaus , da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– Após os debates e marcando o encerramento de mais um consagrado evento voltado ao tema da Educação a Distância, foram prestadas significativas homenagens aos organizadores e conferencistas.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.