mai 29

Sob a coordenação da Professora Doutora Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol (do Departamento de Geografia da FCT/Unesp), realizou-se no dia 18 de Maio no Anfiteatro I, a Aula Magna deste novo ano, com o espaço totalmente ocupado pelos interessados: alunos do curso de pós-graduação em Geografia. Como palestrante convidado, se fez presente o Prof.Dr Rogério Haesbaert da Costa, do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense/UFF. Tema enfocado – O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade, com destaque nos problemas que afligem a segurança e a mobilidade no Rio de Janeiro.

O evento foi prestigiado também por docentes do Departamento de Geografia da FCT/Unesp: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia e Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, dentre outros. O tema: ‘’A Geografia e os desafios da contemporaneidade’’ é um dos mais atualizados. Envolve todo o território brasileiro, em especial nesta Aula Magna, a cidade do Rio de Janeiro abordada de forma clara e detalhada com gráficos e dados estatísticos pelo palestrante, em nome do Instituto de Geociências da UFF.

Para a platéia que superlotou o Anfiteatro I, o Professor Rogério fez “uma descrição do conceito de desterritorialização a partir das perspectivas conceituais de diversos autores, tratando as idéias de território e multiterritorialidade, como alternativa para a compreensão das complexas relações espaciais do mundo contemporâneo”. Na abertura da palestra ele definiu a dialética que se estabelece entre movimentos de destruição de território e suas edificações, sem discutir o conceito de território físico.

Com testemunho e projeção áudio-visual, Rogério Haesbaert da Costa revelou que “a contenção e novas territorialidades são a grande questão de nosso tempo”. Mas não vivemos e nos “empoderamos” – apenas via mobilidade e acesso às múltiplas territorialidades. Acrescentou que grande parte da população carioca, ainda luta por seu território mínimo. Território não apenas como recurso, mas como abrigo material e afetivo. E o Poder: acesso e acionamento de múltiplas territorialidades (ou maior possibilidade de trânsito entre elas).

A contenção territorial é classificada como reclusão simulada/fracassada, ou a Contenção – efeito barragem. Contidos por um lado podem influir ou proliferar por outro “contornamento”. Contenção = não enfrentamento direto, técnicas de evitação (pior), ou de protelamento/deslocamento. “Ataca o fluxo, não a fonte”. Efeito duto (ou rede): canalização das boas circulações em relação aos espaços de contenção.

Outra abordagem do Prof.Dr. Rogério esteve voltada à Contenção material: a “ocupação” e novos muros. Trata-se do controle da mobilidade por meio de estratégias mais diretas e materializadas de contenção territorial, através da ocupação física do espaço. Como na instalação das UPPs e no projeto de construção de muros. São os chamados “muros dutos e muros barragem”. No caso das favelas do Rio de Janeiro – diz o docente da UFF especialmente convidado – justifica-se com discursos biopolíticos e ou/ de biossegurança: mortes por acidentes rodoviários e conflitos violentos; barreiras ecológicas – barreira acústica, ecolimites.

Finalizando sua exposição ressalta o palestrante da Aula magna do curso de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente:
Na faixa atribuída à periferia do Rio de Janeiro (começando pela Favela Santa Marta), foram projetadas edificações das mais pitorescas. Erguer muros em número de 12, inicialmente. Mas “o projeto empacou”. Só o Dona Marta foi cercado. Na Rocinha o Parque virou um limite – segundo foi publicado pelo Jornal O Globo – no dia 06 de Maio de 2015.

A Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol – do Departamento de Geografia da FCT/Unesp – coordenou a Aula Magna deste ano, no último dia 18 de Maio.

O Prof.Dr. Rogério Haesbaert da Costa, do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense/UFF ministrou a Aula Inaugural de 2015 do curso de pós-graduação em Geografia da Unesp.

Estudantes e professores de pós-graduação em Geografia da FCT/Unesp superlotaram as dependências do Anfiteatro I, acompanhando a palestra do Prof.Rogério, com o máximo interesse.

Aspecto geral da Aula Magna de Geografia realizada no dia 18 de Maio, no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – onde o Prof.Dr.Antonio Cezar Leal, também se fez presente.

Concluída a palestra, começou o debate através da Interação envolvendo estudantes, palestrante e membros integrantes da mesa que coordenou os trabalhos durante a Aula Magna.

Numa avaliação geral, o que se concluiu é que os resultados foram altamente positivos. A Aula Magna correspondeu à expectativa geral e o Departamento de Geografia lavrou mais um tento.