mai 26

O curso de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – é tido (desde longa data) como pioneiro e um dos mais consagrados perante a comunidade universitária de todo o país. No seu quadro de docentes, o curso conta com as maiores e mais expressivas figuras exponenciais do ensino superior. Daí a melhor escolha , razão pela qual as vagas abertas durante a realização dos Vestibulares são sempre as mais disputadas pelos calouros que ingressam na Universidade em Presidente Prudente.

Em termos de ensino, pesquisa e extensão, a Geografia ministrada na FCT se desponta e recebe todos os anos um contingente cada vez maior de candidatos para ingresso Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Neste ano, a Aula Inaugural foi ministrada no dia 04 de Maio, cumprindo dois períodos determinados: pela manhã no Auditório do Discente V, sendo conduzida pelo Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito e no horário noturno pelo Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto.

Presença e participação de todos os alunos do curso de graduação em Geografia e também inúmeros outros ex-alunos de graduação e pós-graduação, assim como inúmeros Professores, interessados em participar do 1º encontro com os novos alunos que ingressaram nos quadros da Universidade. Título da palestra do Professor Eliseu Savério: “As perspectivas da pesquisa em Geografia no Brasil Contemporâneo: uma reflexão em momento.

O Auditório V (onde se realizou o evento), ficou superlotado e após as primeiras aulas (palestras) , os temas apresentados foram acompanhados com especial atenção – e no final – debatidos com a manifestação espontânea de todos os interessados. Os assuntos em apreciação empolgaram não só estudantes, mas também professores e ouvintes que compareceram ao local especialmente para acompanhar aula de inaugural de Geografia deste ano.

De forma resumida, a aula ministrada pelo Professor Savério trata da Contextualização :Bases do mundo contemporâneo com as relações que podem ser também compreendidas pela ótica da mundialização da economia. Em resumo: há portanto, uma aceleração das mudanças e uma persistência das desigualdades sociais associadas à ética do progresso, do desenvolvimento e da competitividade.
Tudo isso, permeado pelo ideal de uma sociedade de consumo dirigido. A aula aborda também a questão do direito, conquista e necessidade. No item 3 mostra que “a configuração da sociedade, gera o que podemos chamar de problemas”, desde que considerados pela ótica da venda da força de trabalho.

Professor Savério diz anda: Os salários que cada campo profissional alcança no mercado de trabalho tem forte impacto no processo de “valorização” das diferentes profissões. As áreas de Ciências Sociais e Humanas são consideradas menos científicas que as áreas de Exatas e Biológicas. Por fim, e não menos importante, a Universidade, o ambiente familiar e a mídia reproduzem essa impressão que se torna concreta porque aceita e dissemina sem questionamentos, no nível do senso comum.

Itens 4 e 5 – Recursos financeiros

Na continuidade da aula inaugural de Geografia, acentua o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito: É preciso falar do que se denominou “crise na universidade paulista” (que pode se expandir para a Universidade brasileira). O recurso das Universidades (em todo o Brasil), corresponde a apenas 6,4%; mas as Instituições de ensino são geradoras de 24% do conhecimento aplicado no setor.
No Estado de São Paulo: entre 2000 e 2009 houve aumentos de 85% do número de alunos matriculados na graduação, de 86% nos mestrados e de 229% nos doutorados. As três Instituições Paulistas correspondiam 44% de toda a produção nacional de trabalhos científicos de padrão internacional.

Desde 1995 passou a vigorar a definição da dotação das três Universidades em 9,57% do ICMS, distribuídos em 2,3447% para a Unesp; 2.1958% para a Unicamp e 5,0295% para a USP. As Universidades devem receber neste ano de 2015, cerca de 2 bilhões do ICMS. Isso dará um gasto por aluno de 21 mil/ano, ou aproximadamente 7 mil dólares. O gasto por aluno no ensino fundamental e médio é de R$ 660. Claro que as Universidades são mais caras; por isso, o Governo gasta com o Universitário, 32 vezes mais do que gasta com os demais.

Quem faz ciência é o Pesquisador

No último e 5º item, acentua o Prof.Eliseu Savério: “Quem faz ciência é o Pesquisador. Ele precisa ter habilidades; capacidade de análise e interpretação; domínio de técnicas modernas de produção e interpretação; capacidade de observação; descrição, comparação e análise; compreensão da relação sociedade-natureza e saber articular os elementos empíricos aos referenciais teóricos. E mais: desafios para a Universidade e especificidades brasileiras.

Finalmente: fazer o curso de Geografia é portanto, procurar combinar todas essas características e elementos da Universidade, do conhecimento científico e das possibilidades de se pensar a realidade – concluiu o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

Nos primeiros dias de Maio deste ano, realizou-se no Auditório do Discente V da FCT/Unesp em Presidente Prudente, a aula inaugural do curso de Geografia ministrada pelo Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito.

A 2ª etapa da aula inaugural do curso de graduação da FCT/Unesp foi ministrada pelo Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, do Departamento de Geografia. O Auditório nessa noite, ficou superlotado.

O Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, conduziu os trabalhos e participou dos debates realizados no dia 04 de Maio.

Além de realizar uma exposição minuciosa sobre o tema da aula inaugural, o Prof.Dr.João Lima abordou com muita propriedade e conhecimento de causa, assuntos que os alunos ainda não conheciam.

E por fim, o Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia, do Departamento de Geografia completou as informações que faltavam para o fechamento da aula inaugural no Auditório do Disc.V.da FCT/Unesp.