abr 03

No dia 30 de abril no Anfiteatro V da FCT/Unesp, encerrou-se um ciclo de seminários e webnários para uma disciplina de pós-graduação em Química. O webnário foi ministrado “Via Online” pelo Prof.Dr. Gustavo C. C. Costa, Pesquisador da NASA. Esse ciclo foi iniciado em 2014 com a realização de uma brilhante palestra pronunciada pelo Filósofo, Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho. O assunto despertou atenção geral e lotou o Auditório da FCT. Todos os seminários e webnários sempre estiveram voltados para toda a comunidade e trataram de assuntos na maioria das vezes abrangentes ou mais específicos. Isto porque os palestrantes também se caracterizam por diferentes formações e nacionalidades.

Por uma questão de restrição orçamentária, alguns destes seminários tiveram que ser feitos Via internet; especialmente aqueles em que o convidado se encontrava no exterior. Tivemos então, palestrantes do Brasil, vindos de São Paulo e Minas Gerais (presenciais); e do exterior (web) da Argentina, Itália e Estados Unidos. Desta forma, tanto alunos de graduação quanto de pós-graduação puderam estar em contato com profissionais atuando em diversas áreas e com formações variadas o que lhes proporciona uma visão mais ampla de atuação futura no mercado.

No último webnário com o Pesquisador Gustavo Costa (Doutor pelo Instituto de Química da Unesp/Araraquara), que hoje presta serviços à NASA – Agência Espacial Norte Americana – os alunos do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/Unesp puderam acompanhar uma apresentação sobre “Termodinâmica de Silicatos”. E ao final (Via Skype), debater o tema com o palestrante. O foco do trabalho apresentado foi na determinação de parâmetros termodinâmicos para a formação de silicatos naturais e artificiais.

A aplicação bastante prática desse conhecimento para silicatos naturais é criar modelos para o estudo de exo-planetas (planetas fora do sistema solar) que sejam rochosos, como o nosso planeta. Mas que tenham uma superfície muito quente e que apresentem lava em sua superfície. Vale ressaltar que nosso próprio planeta já foi assim um dia e que silicatos são os minerais mais abundantes na Terra e provavelmente no universo. A partir desses dados – como exemplos – foi possível modelar a precipitação de certos minerais que compõem o manto terrestre, encontrando evidências teóricas do por quê de nosso manto ser composto majoritariamente por silicatos de magnésio.

Já para silicatos artificiais, uma grande aplicação é no revestimento interno de partes não móveis de turbinas de avião (figura ilustrativa). Esses silicatos formam materiais cerâmicos que podem proteger as partes internas de uma turbina que trabalha a temperaturas próximas a 1300oC e deve agüentar cerca de 30.000 horas de vôo, antes de passar por revisão. Esses foram os principais pontos abordados nessa palestra ministrada especialmente pelo Prof.Dr. Gustavo Costa (diretamente de Cleveland/Ohio/Estados Unidos da América).

É importante ressaltar que os alunos do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/UNESP, presentes no Anfiteatro V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – puderam ter pelo menos uma idéia do tipo de pesquisa desenvolvida num dos centros da maior Agência de alta tecnologia do mundo: a NASA.

O Pesquisador Gustavo Costa, da NASA (Doutor pelo Instituto de Química da Unesp/Araraquara), falou aos alunos de Física,Química e Biologia da FCT/Unesp, direto dos Estados Unidos.

Aqui, os primeiros detalhes da transmissão – Via Skype – para a tela do Anfiteatro V, onde se desenvolveu a apresentação da palestra, abordando temas dos mais relevantes da tecnologia atual.

O Prof. Dr. Sérgio Antonio Marques de Lima conduziu o Webnário por mais de uma hora. Na etapa final, o palestrante se colocou à disposição de todos os interessados para esclarecer todas as dúvidas.

Pelos dados expostos diretamente da NASA, em Cleveland/Ohio/Estados Unidos da América, tornou-se possível conhecer importantes aspectos do trabalho desenvolvido por cientistas do mundo inteiro.