mar 31

No período de 19 de Março a 30 de Março, o Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolveu na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – nada menos que quatro defesas públicas de dissertação de Mestrado, abordando temas os mais diferentes. A primeira defesa realizou-se no Anfiteatro II no dia 19 pela candidata Camila Ribolli Rampazzo, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto, do Departamento de Geografia da FCT. No dia 23, no Anfiteatro VII apresentou-se perante a Comissão Examinadora, a candidata Mayara Pierre Prado, sendo Orientadora a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT; dia 26 no Anfiteatro VII, foi a vez do candidato Sérgio Eduardo Gomes da Silva, sob orientação do Prof.Dr. Cristiano Amaral Carboggini Di Giorgi, do Departamento de Educação da FCT e finalmente, no dia 30 de Março no Anfiteatro II, apresentação do candidato Danilo Trombetta Neves, tendo também como Orientador o Prof.Dr.Cristiano Amaral Carboggini Di Giorgi.

Também atuaram (no dia 19/Março), como membros da Comissão Examinadora, os docentes: Margarete Cristiane da Costa Trindade Amorim, do Departameno de Geografia e Ricardo Siloto da Silva, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. No dia 23/Março, a Profª. Drª.Mônica Furkotter, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da FCT e Profª.Drª. Márcia Cristina da Costa Trindade Cyrino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Educação e Matemática, da Universidade Estadual de Londrina/UEL,

No dia 26/Março, o Prof. Dr. Alberto Albuquerque Gomes, do Departamento de Educação da FCT e Profª.Drª.Raimunda Abou Gebran, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE; e no dia 30/Março, o Prof.Dr.João Cardoso Palma Filho, do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação, do Instituto de Artes de São Paulo e Prof.Dr. Alberto Albuquerque Gomes, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – SP.

Temas em exposição e avaliação

Nas quatro dissertações de Mestrado, o tema escolhido para a defesa pública por parte dos candidatos inscritos, versou exclusivamente sobre a Educação:

1º) – “Clima e Produção do Espaço Urbano: Contribuição ao Estudo da Geografia do clima no contexto das cidades de São Carlos e Marília”.

2º) – As contribuições da formação inicial e o “Ser Professor” para os Licenciandos em Matemática.

3º) – Quinze anos de progressão continuada: a percepção dos Professores.

4º) – Lei de Responsabilidade Educacional: Direito Fundamental à Educação, Regime Jurídico Administrativo e Responsabilização dos Agentes Públicos.

A última dissertação de Mestrado/Educação despertou a atenção geral pelo aspecto da Lei de Responsabilidade, que a partir do mês de Junho deste ano passa a ser aplicada com maior rigor, tanto a nível nacional, estadual ou municipal. Em sua defesa, o Mestrando Danilo Trombetta Neves, acentua que esse trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação da FCT/UNESP. “No cenário da discussão sobre a criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional, a pesquisa verificou o direito fundamental à educação, previsto na Constituição Federal de 1988 e suas implicações no processo legislativo em andamento.

Do mesmo modo, houve uma ênfase no estudo do regime jurídico administrativo, posto que a ausência de pesquisa sobre o assunto, enfraquece a visualização do enquadramento da prestação do serviço público de educação. Na parte final, esboçou-se uma exegese dos projetos de lei, com destaque para a responsabilidade a ser estabelecida no campo educacional, tendo como objetivo verificar sua relevância para a promoção de uma educação pública básica, com padrão mínimo de qualidade.

O candidato Danilo Trombetta Neves apresentou-se perante a Comissão Examinadora para sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação. no dia 30/Março no Anfiteatro II da FCT/UNESP.

No dia 26/Março, o Mestrando Sérgio Eduardo Gomes da Silva desenvolveu sua defesa de dissertação de Mestrado/Educação, Orientação do Prof.Dr.Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, da FCT/UNESP.

No Anfiteatro VII da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a candidata Mayara Pierre Prado fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação. Orientadora:Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti.

No dia 19/Março no Anfiteatro II, a Mestranda Camila Riboli Rampazzo, do Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolveu sua defesa pública de dissertação de Mestrado. Orientador: Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto.