dez 17

No dia 11 de Dezembro, realizou-se na Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia daUnesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP – mais um interessante lançamento editorial. Trata-se do livro de contos intitulado:”O tempo de Eva”, de autoria da Profª. Drª. Eliane Vani Ortega, com ilustrações de Kátia Kodama, bacharel em Artes/Gravura, Doutora em Teoria da Comunicação e Cultura, Professora do Departamento de Educação da FCT/Unesp. O ato de lançamento foi prestigiado por alguns convidados, docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

A autora do livro – Eliane Vani Ortega – é licenciada em Matemática; Doutora em Educação e Professora do Departamento de Educação da FCT/UNESP. Escreveu e publicou vários contos e poesias pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Em 2010 publicou o livro de Poesias “Inquietude”. Aprecia o envolvimento com a arte, tendo escrito e produzido algumas peças teatrais. Já a autora das ilustrações – Kátia Kodama – gosta de desenhar, pintar, bordar, crochetear, cuidar das flores, fazer ikebanas e estudar.

Contendo 96 páginas – com inúmeras ilustrações coloridas – o livro foi prefaciado pelo Prof.Dr. Evandro Fiorin, do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp de Presidente Prudente. Posfácio da Profª.Drª.Zizi Trevisan, aposentada da FCT/Unesp e docente/pesquisadora do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista -UNOESTE – Presidente Prudente/SP. As ilustrações do livro consistem em “mandalas” e os contos abordam diferentes temáticas sobre a existência humana.

Docentes opinam

Utilizando as palavras de Evandro Fiorin: ” Tessituras de um fazer artesanal, quase que manual, de quem conta uma história, a partir do verbal-não-verbal(não necessariamente nesta ordem), talvez traduzida das memórias intensas de um passado que vem à tona no presente e sempre se repete no futuro, como um ensinamento, uma aprendizagem sobre um fazer-ver, sobre nós mesmos, sobre a vida.

Utilizando as palavras da Professora Zizi Trevisan: ” A temática envolve as inquietações humanas decorrentes da enfermidade do tempo na vida das pessoas. Os elementos verbais contidos no título, de essência filosófica, e a linguagem visual da capa remetem o leitor, já no início da leitura, ao reconhecimento da roda da vida condicionada à roda do tempo e aos desdobramentos temáticos resultantes deste condicionamento: presente/passado; vida/mente; alegria/dor; coragem/medo; aparência/essência”.

Kátia Kodama é autora das ilustrações, começando pela capa do livro e páginas internas. Eliane Vani Ortega é a autora, desta e de outras obras. O Livro de contos “O tempo de Eva” pode ser adquirido no Deptº de Educação da FCT/UNESP, com Paula.

Alguns docentes e alunos de graduação e pós-graduação participaram do ato de lançamento editorial deste novo livro de contos, que tem como autora, a Profª.Drª. Eliane Vani Ortega e ilustrações a cargo de Kátia Kodama, bacharel em Artes/Gravuras.

Ilustração de capa chama a atenção de todos. Kátia Kodama produziu dezenas de ilustrações que fazem parte deste livro, com especial destaque para os contos e desdobramentos temáticos – conforme acentua a Profª.Drª.Zizi Trevisan.