dez 14

O Professor Doutor Klaus Schlünzen Junior, Livre-Docente em Informática e Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp – com estágio de Pós-Doutoramento na Universitat de Barcelona e atualmente, Coordenador do NEaD – Núcleo de Educação à Distância – da Unesp (Professor efetivo do programa de pós-graduação); licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestre em Ciências da Computação e Doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp, foi a personalidade escolhida para receber o título de “Profissional do Ano da Educação”.

O homenageado tem experiência na área, com ênfase especial em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Informática na Educação; Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação à Distância e Aprendizagem Organizacional. Professor Klaus é membro atuante do Departamento de Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Na Formação Acadêmica (titulação), Pós-Doutorado e Livre-Docência, Formação complementar e Atuação Profissional, o Prof.Dr.Klaus Schlünzen Junior registra extensa folha de títulos conquistados no decorrer de sua extraordinária carreira profissional, desde 1984 até os dias atuais. No Câmpus da Unesp em Presidente Prudente, o destaque é para o CPIDES – Centro de Promoção para Inclusão Digital, Escolar e Social – contando com um grupo de pesquisa que tem atuação marcante há 12 anos, com relevantes serviços prestados à comunidade.

O Prof.Klaus e a esposa, Profª.Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlüzen são docentes do Departamento de Matemática e de Educação Inclusiva respectivamente; porém, prestando serviços ao Departamento de Estatística. Dentro do CPIDES que funciona em prédio próprio no Campus da Unesp em Presidente Prudente – há mais de 3 anos – atuam: estagiários, graduandos e docentes como prestadores de serviços à entidades sociais da cidade e região. Nessa atividade, o Grupo de Pesquisa (Ambientes potencializadores para inclusão), tem suas atenções voltadas para o atendimento às pessoas com deficiência.

A importância do Prêmio

A entrega do Prêmio que representa o maior “Galardão” para um docente brasileiro (Prof.Dr.Klaus Schlüzen Junior) , verificou-se em São Paulo no dia 19 de Novembro. Nessa data, a Associação Brasileira de Liderança (Braslider), reuniu autoridades e profissionais de diversas áreas, para a realização da solenidade de entrega do Prêmio “Excelência e Qualidade Brasil 2014, homenageando aqueles que mais se destacaram nas áreas em que atuam.

O “Portal da Universidade”- Órgão oficial da Unesp – registra: “Na categoria Educação, recebeu a comenda de profissional do ano, o Professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Coordenador do Núcleo de Educação à Distância da Universidade (NEaD), Klaus Schlünzen Junior. Além do reconhecimento por todo esforço e trabalho desenvolvidos, o docente recebeu Medalha, Troféu e Placa personalizados. A indicação, segundo os organizadores do Prêmio, deu-se em virtude da competência, honestidade e transparência junto à sociedade e frente à Educação à Distância (EaD) no país”.

Para ele (Prof.Klaus), receber uma homenagem como essa é motivo de orgulho e comemoração. “Entendo que esse prêmio é um incentivo a mais para continuarmos trabalhando por uma educação melhor e mais inclusiva. Tenho orgulho da Universidade que represento e que me deu todas as condições para receber essa honraria, que também é dela, pois foi por meio da Unesp e de seu corpo docente, administrativo e discente que conseguimos o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos em EaD”.

O Coordenador do Núcleo de Educação à Distância – NEaD – (figura central de todas as homenagens) destacou: “Um prêmio dessa natureza, viabiliza apresentar o trabalho desenvolvido para diversos segmentos da população. É nosso compromisso com uma educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país” – finalizou.

Na solenidade de posse do Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da FCT/UNESP – lá estava o Prof.Dr.Klaus, para cumprimentá-lo e desejar sucesso nessa nova gestão iniciada em Março de 2014.

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, o Prof.Dr.Klaus Schlüzen Junior desenvolve importantes atividades há muitos anos. Por esse trabalho dos mais eficientes, foi eleito “Profissional do Ano”.

Para receber as homenagens a que fez jus, o Prof.Klaus dirigiu-se à Capital do Estado em companhia da esposa, Profª.Drª.Elisa Tomoe Morya Schlüzen, que também tem atuação destacada na FCT/UNESP. (Fotos: Rinaldo Cézar de Andrade/Cedidas)

Nas mãos do Prof.Klaus (para alegria de todos), a Comenda e o título conquistados – Prêmio Excelência e Qualidade Brasil/2014 – pelo seu destaque na Categoria “Profissional do Ano em Educação” entre os melhores do País.