dez 19

No transcorrer do ano de 2014, o Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia – CEMAARQ – da FCT/Unesp realizou inúmeras promoções e recebeu um número impressionante de visitantes, todos eles, procedentes dos mais diferentes pontos da região e do Estado. Com base em registros oficiais constituídos em sua maioria por eventos comemorativos, o número de visitantes foi dos mais consideráveis. Somente com o Projeto “Lugares de Aprender” foram cadastrados 5.687 visitantes e através do Projeto Científico-Cultural, aproximadamente 1.200 visitantes.

Caravanas com estudantes vieram de Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Martinópolis, Caiuá, Presidente Bernardes, Taciba, Ribeirão dos Indios, Piquerobi, Santo Expedito,Rancharia, Regente Feijó, Bastos, Quatá,Tupã, Monte Castelo, Dracena, Parapuã, Santa Mercedes, Panorama, Junqueirópolis, Salmourão, além de Presidente Prudente. Um dos primeiros eventos temáticos o ano, foi representado pela “Semana do Indio” – entre 15 a 25 de Abril – sendo representado por uma ampla exposição, sob o tema: “Tudo que acontecer à Terra, acontecerá aos filhos da Terra” acique Seattle).

As atividades na Semana do Índio ocorreram no período das 8h00 às 17h30 no Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia, cujo objetivo foi esclarecer ao público acerca da história dos índios brasileiros, desde os primórdios até a atualidade. Desse modo, a exposição contou com uma grande quantidade de artefatos indígenas referentes a diferentes etnias, situadas no território brasileiro.O material utilizado nessa exposição provém dos acervos do CEMAARQ da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP e do CEIMAM (Centro de Estudos Indígenas Miguel A. Menendez) do Campus e Araraquara/Unesp.

O público em geral .teve a experiência de um contato vivo com o índio brasileiro, representado a partir da riqueza do artesanato tradicional indígena. No que diz respeito às atividades, além da visita monitorada, realizou-se ainda o Teatro de Fantoches, no qual foram contadas pelos monitores lendas indígenas. Também ocorreu a exibição de filmes sobre temas indígenas e uma maquete interativa, que possibilitou aos alunos a experiência de simultaneamente brincarem e aprenderem sobre a composição de uma aldeia.

O evento buscou mostrar aos visitantes um pouco da vida indígena destacando assim a forma de relacionamento com a terra em especial, visto que ao longo da história conviveram e se desenvolveram de forma sustentável, preservando o meio ambiente e obtendo grande conhecimento sobre a diversidade biológica e ecológica.

Semana Nacional de Museus

No período de 12 a 18 de Maio, o Câmpus da Unesp em Presidente Prudente sediou a Semana Nacional de Museus, em sua 12ª Edição. O CEMAARQ registrou grande afluência de visitantes, sendo atendidos 1.540 alunos de diferentes cidades e instituições. Foi uma oportunidade excepcional de conhecer o acervo cultural e científico disponibilizado pela FCT/Unesp e objetivando incentivar o hábito de visitar Museus a fim de conhecer o patrimônio histórico que está ao alcance de todos.

O projeto se fundamentou no tema “Museus: as coleções criam conexões” e para os estudantes, um desafio: A função social que o Museu possui e sua importância em assegurar a preservação do patrimônio cultural. Desenvolvidas também “A Hora do Manuseio”, que consiste no contato direto com materiais, exibição de filmes com temática indígena e teatro de fantoches. Visitantes: 13 turmas diferentes, com 464 alunos.

Semana do Folclore

Durante a “Semana do Folclore” realizada no CEMAARQ entre os dias 18 a 22 de agosto, os monitores ligados ao projeto colaboraram com o desenvolvimento de diversas atividades relacionadas ao tema da semana. À vista disso, objetivou-se resgatar a Cultura Popular que vem aos poucos sendo esquecida, por isso a tentativa de resgatar um pouco da nossa cultura através deste evento. Foi organizada uma vitrine específica, onde ficaram expostas várias peças referentes ao folclore.

Várias atividades lúdicas foram desenvolvidas ao longo da “Semana do Folclore” como: visita monitorada, pula-cordas, corridas de saco, desenhos para pintura e pintura facial. Total de visitantes: 760 pessoas.

Primavera de Museus

De acordo com as informações prestadas pela Servidora Nikele Maiara Milani, do Departamento de Planejamento/CEMAARQ, na semana “Primavera de Museus”, evento organizado pelo IBRAM (Instituto Nacional de Museus) que ocorreu entre os dias 22 a 26 de setembro, foi desenvolvido atendimento especial aos visitantes. Desta maneira, o evento buscou aproximar o Museu da Comunidade em geral, tendo por objetivo aumentar a interação do visitante com o espaço museológico.

As atividades relacionadas às comemorações da Semana de “Primavera de Museus” foram: Exposição de Arqueologia, Antropologia e Paleontologia; Teatro de fantoches; exibição de filmes e recreação maquete interativa, pinturas e caça-palavras). Total de visitantes: 600 pessoas.

Dia do Saci

Outro evento de ampla repercussão foi realizado em Novembro, embora a comemoração estivesse programada para o último dia do mês de Outubro. Por isso, o “Dia do Saci”, comemorado em 31 de outubro no Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ foi adiado para 5 de Novembro. O evento objetivou, principalmente, levar ao conhecimento do público estudantil, do ensino infantil, fundamental e médio, algumas histórias sobre o Saci, sendo este último um personagem dos mais conhecidos do Folclore brasileiro.

Durante a realização do evento foram desenvolvidas inúmeras atividades como: visitas monitoradas, teatro de fantoches e brincadeiras referentes ao Saci. Em 2014, o evento teve também a presença de um convidado especial: Jesus de Burarama (Renato de Jesus Souza Silva), autor de um livro dos mais populares na Literatura de Cordel – A história do caipira: “De Jeca Tatu aos Sem Terra”. Um capítulo especial foi mostrado e explicado à caravana visitante, constituída por mais de 80 estudantes: “A peleja de Saci Pererê contra o Raloim”. E todos os presentes se empolgaram com o tema folclórico…

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Câmpus da FCT/UNESP em Presidente Prudente, funciona o Centro de Museologia,Antropologia e Arqueologia/CEMARQ. Aqui se encontra o maior acervo de artefatos confeccionados pelos índios. Desde a pedra lascada, a pedra polida e a cerâmica de 1.000 anos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Emérita, Ruth Künzli (que coordena todos os eventos) recebeu recentemente a visita do Diretor do Sistema Estadual de Museus da Secr.da Cultura/SISEM, Davidson Panis Kaseker, acompanhado da Secr.de Cultura de Pres.Epitácio, Antonia Dilma Silva Favaretto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os eventos realizados no CEMAARQ – desde a Semana do Indio que vai para o 33º ano – atraem estudantes de todas as cidades da região. As caravanas chegam ao Câmpus da Unesp e participam de várias atividades, começando pela exposição indígena, teatro e palestras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O “Dia do Saci”, folclore comemorado este ano em 5 de Novembro apresentou o escritor de Literatura de Cordel, Jesus de Burarama, autor de um livro que conta a história do “Jeca Tatu aos Sem Terra”.Ao vivo, ele relatou um capítulo especial:”A peleja do Saci Pererê contra o Raloím”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O número de visitantes ao Centro de Museologia,Antropologia e Arqueologia da FCT/UNESP aumenta de ano para ano. Pelos cálculos, em 2014, os eventos alcançaram excelentes resultados, graças ao apoio das escolas, professores e alunos de escolas públicas e particulares, calculados em torno de 8 mil pessoas.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.