out 08

Sob orientação do Prof.Dr. Divino José da Silva – do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – a candidata Estefani Dutra Ramos, do Programa de Pós-Graduação em Educação fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no dia 29 de Setembro no Anfiteatro VII. O tema que ela desenvolveu versou sobre “Ética, educação e experiência formativa na temporalidade do presente”.

Participaram da Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – os docentes do Deptº de Administração e Supervisão Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP, Prof.Dr.Pedro Angelo Pagni e do Deptº de Filosofia e Ciências de Marília, Prof.Dr.Sinésio Ferraz Bueno. A importância do nosso tema de pesquisa – diz a Mestranda – justifica-se pelo atual diagnóstico acerca do empobrecimento da experiência resultante do avanço da técnica e do capitalismo; que submeteu o homem a novas formas de dominação, impedindo-o de estabelecer um vínculo de sentido com a tradição e, portanto, tornando-o incapaz de narrar e significar suas experiências.

Em seguida – Estefani Dutra Ramos – afirma: “nos esforçamos em aproximar o diagnóstico de Benjamin acerca do empobrecimento da experiência no presente ao cenário da educação, especialmente para pensarmos os possíveis desdobramentos desse diagnóstico no âmbito da educação escolar. Dessa forma, refletimos sobre os seus reflexos na educação nos contrapondo á formação instrumental; que deixa de lado a experiência que emerge da relação pedagógica e que, por ora pode dar sentido às experiências vividas no cotidiano”.

Finalizando assegura a Mestranda em Educação: “Para nós, pensar a experiência através de uma linguagem que nos permita elaborá-la, significa: refletirmos também sobre uma ética na educação. E que dê espaço para que a experiência aconteça e seja significada por aqueles que estão envolvidos no processo da formação” – concluiu.

Em sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Geografia na FCT/UNESP, a candidata Estefani Dutra Ramos desenvolveu o tema: “Ética, Educação e Experiência formativa na temporalidade do presente”.