out 08

O candidato do Programa de Pós-Graduação em Educação, Ademir Henrique Manfré defendeu tese de Doutorado na FCT/UNESP, dia 29 de Setembro no Anfiteatro I. O Orientador foi o Prof.Dr. Divino José da Silva, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Presidente Prudente. Tema desenvolvido pelo Doutorando: O mal-estar docente e os limites da experiência no tempo presente; uma leitura Frankfurtiana”.

Fizeram parte da mesa como integrantes da Comissão Examinadora, os seguintes docentes: Prof.Dr.Ari Fernando Maia, do Deptº de Psicologia da Faculdade de Ciências de Bauru-SP; Prof.Dr.Sinésio Ferraz Bueno, do Deptº de Filosofia, da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-SP; Prof.Dr.Pedro Angelo Pagni, do Deptº de Administração e Supervisão Escolar, da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília-SP; Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, do Deptº de Educação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – SP e Prof.Dr.Divino José da Silva,do Deptº de Educação da FCT/UNESP.

A tese defendida por Ademir Henrique Manfré evidencia como objetivo principal, investigar em que consiste o mal estar docente, clarificando o seu sentido. Uma das intenções da presente pesquisa foi refletir sobre as contradições geradas pela modernidade, no que se refere à sua formação cultural (Bildung). Nesse contexto, discutimos as principais teses freudianas e de autores contemporâneos, com relação ao “mal estar na civilização” como processo inerente à constituição das subjetividades.

Por fim, “nossa preocupação foi pensar nos desafios postos pela atualidade para a realização de uma Educação com base em uma experiência formativa. Nesse contexto, refletimos sobre a importância de se conhecer os caminhos de uma educação comprometida com a formação dos indivíduos autônomos. Capazes de buscar a sua identidade, re-significando a percepção da realidade pela via dessa mesma experiência”.

Enfim, “vimos na Teoria Crítica, um referencial teórico-filosófico que contempla a possibilidade de desenvolvermos em bases diferentes, a análise do processo social em que insere a Educação Escolar na atualidade, bem como seus vínculos com a produção do mal estar docente – finalizou o Doutorando”.

O candidato do Programa de Pós-Graduação em Educação, da FCT/UNESP, Ademir Henrique Manfré enfrenta a Comissão Examinadora para apresentar sua defesa pública de tese de Doutorado.

Esta defesa de tese de Doutorado foi desenvolvida sob o tema:”O mal- estar docente e os limites da experiência no tempo presente; uma leitura Frankfurtiana” por Ademir Henrique Manfré.