out 08

Tendo como Orientador, o Prof.Dr.João Francisco Galera Monico (do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP), a candidata Hérida dos Reis Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no dia 26 de Setembro, na Sala de Apresentação de Projetos. Integraram a Banca Examinadora – além do Orientador – que presidiu os trabalhos, os docentes: Prof.Dr. Mauro Issamu Ishikawa, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e o Prof.Dr.Paul Jozef de Jonge, do Geodetics Inc.

O tema desenvolvido versou sobre o “Desempenho do RTK em rede sob efeito da cintilação ionosférica”, que a Mestranda define como um dos fatores que mais degradam a propagação dos sinais GNSS (Global Navigation Satellite System, caracterizada por alterações rápidas na amplitude e na fase do sinal eletromagnético ao passar por irregularidades na densidade de elétrons na ionosfera.

Hérida explica: Os efeitos atmosféricos, especialmente da ionosfera, são os principais fatores limitantes para o posicionamento de alta precisão utilizando a técnica RTK (Real Time Kinematic), uma vez que cm o afastamento entre o usuário e a estação base, a eficiência do método é degrada, pois a correlação dos erros é reduzida pelo aumento da linha de base. No entanto, com o emprego de uma rede de estações de referência, pode-se realizar a modelagem na área de abrangência desta rede.

“Considerando o âmbito público, a única rede de estações de referencia no Brasil que viabiliza estudos quanto ao posicionamento RTK em rede, localiza-se no Estado de São Paulo, denominada Rede GNSS/SP. Tal Rede possui atualmente 20 estações ativas e um Centro de controle para gerenciamento da rede por meio do Sistema comercial Trimble Pivot. Nesse contexto, a presente pesquisa investigou o desempenho do posicionamento RTK em rede sob efeito de cintilação” – revelou Hérida dos Reis Silva, em sua defesa de dissertação de Mestrado.

Destaca-se que além dos resultados desta investigação, a implantação do sistema de gerenciamento da Rede GNSS/SP constitui uma importante contribuição para o pleno funcionamento e usufruto das diversas aplicações, que a infraestrutura da rede proporciona aos usuários dos meios acadêmico e profissional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Hérida dos Reis Silva defendeu publicamente na Sala de Apresentação de Projetos, sua dissertação para obtenção do titulo de Mestrado em Ciências Cartográficas. Seu Orientador foi o Prof.Dr.João Francisco Galera, do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.