out 04

A XV Semana da Geografia realizada juntamente com o X Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia e o I Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia, registrou intensas atividades. Destaque para as Oficinas, Minicursos, Conferências, Trabalhos de campo e Mesas redondas. Em todas as atividades, presença e participação de Geógrafos de vários países, assim como Docentes e convidados especiais.

Entre os docentes convidados, Jurandyr L.Sanches Ross (da USP); Maria Franco Garcia (da UFPB); Douglas Santos (da PUC-SP); Alex Ratts (da UFG), Simone Scatolon Menottti (da SEE-SP); Maria Encarnação B.Sposito, José Mariano Caccia Gouveia e a Doutoranda Juliana Grasiéli Bueno Mota (da FCT-UNESP). Coordenação do Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente.

“Ensino da Geografia” foi o tema debatido durante a 1ª Mesa redonda, realizada no Auditório V na noite de 3ª feira (30 de Setembro), reunindo palestrantes e debatedores. Integrando a mesa: Douglas Santos/PUC-SP, que fez um relato geral de sua atuação no Brasil e no continente africano, especialmente no Amapá e Moçambique. Ele citou os últimos anos da Ditadura Militar e o 1º Encontro de Professores de Geografia, em Julho de 1977. Foi nessa época – disse – que começou a ser criada uma elite de Professores de Geografia, mas a grande questão, transformou-se em discussão pública.

“Falamos muito, mas não sabemos para que serve o conhecimento da Geografia. Tive duas experiências estranhas e lembro-me de quando estive no Amapá no início dos anos 90. E nos anos seguintes trabalhando na formação de novos alunos em Moçambique, sem relação étnica e sem saber falar Português.

Uma triste lembrança

É possível aprender em silêncio? Esta foi a pergunta que eu fiz numa sala de aula com 50 alunos. O que fazem os livros e qual a Geografia de Moçambique? O que significa aprender Geografia e que relações são estas? Diante dessas interrogações, assegura o Prof.Dr.Douglas Santos, da Pontifícia Universidade Católica/PUC-SP: Quando penso nos meus alunos em Moçambique, fico imaginando… O que a Geografia deve ser? O que estamos criando é uma idéia negativa? Qual o papel do Professor? É uma questão da vocação. Professor não é Super Homem e precisa ter fé! A questão mais importante é o significado da sociedade, onde é preciso acreditar que somos brasileiros.

A Mesa redonda durou quase três horas e envolveu inúmeros participantes. Desde docentes até alunos e ex-alunos de várias gerações. Além do Prof.Dr.Douglas Santos, da PUC-SP; os Profs.Drs.: Antonio Thomaz Jr e José Mariano Caccia Gouveia, da FCT/UNESP; Simone Scatolon Menotti da SEE/SP e outros.

O Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr, da FCT/UNESP presidiu os trabalhos relacionados à 1ª Mesa redonda e anunciou a presença de importantes figuras. Entre as quais, o Prof.Dr. Douglas Santos, da PUC-SP.

Abrindo as conversações, o Prof.Santos falou de suas atividades culturais e científicas no decorrer dos últimos anos; principalmente no Amapá e Moçambique, no continente africano.

Na Mesa redonda também se manifestaram outras destacadas personalidades do mundo científico e cultural. Entre elas, as docentes: Maria Franco Garcia, da UFPB e Simone Scatolon Menotti, da SEE-SP.

A 1ª Mesa redonda ref. à XV Semana da Geografia,X Encontro de Estudantes em Licenciatura e I Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia teve excelente participação. O sucesso é comemorado pelos organizadores. Veja foto!

“Geografia e Diversidade”: tema de mesa redonda

Mais uma Mesa redonda foi desenvolvida durante a realização da XV Semana da Geografia na FCT/UNESP, juntamente com os trabalhos do X Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia e I Seminário Nacional de Integração de Graduação e Pós-Graduação, realizados na noite de 4ª.feira (01/Outubro). Conduzindo os debates, o Prof.Dr.José Mariano Caccia GouveIa (pela Coordenação da Faculdade de Ciências e Tecnologia) e atuação de pesquisadores convidados: Prof.Dr.Alex Ratts (UFG); Profª.Drª.Maria Franco Garcia (UFPB) e Juliana Grasieli Bueno Mota (Doutoranda da FCT/UNESP).

O primeiro enfoque foi para a questão discriminatória seguida da definição dos termos “homofobia”, ativismo, preconceito, etnia, quilombola e outras questões que envolvem a comunidade brasileira. “Que sociedade é essa em que vivemos? Somos um grupo de pesquisadores e qualquer estudante que queira levantar a questão, vai perceber que a diferença está na condição social” – disse o Prof.Dr.Alex Ratts, da Universidade Federal de Goiás.

A Profª.Drª.Maria Franco Garcia, da Universidade Federal da Paraíba disse que existe um desafio nas questões sociais. Quem quiser comprovar basta pesquisar como funcionam os Condomínios fechados. Recordou que há dez anos defendeu tese de Doutorado na Unesp, com abordagem do tema “MST: Configuração do espaço agrário”. A docente esclarece: Uma década depois, não houve ainda qualquer retorno.

Juliana Grasiele Bueno Mota, Doutoranda da FCT/UNESP teceu considerações sobre as questões indígenas. Especialmente as etnias ou a questão racial das tribos que vivem no entorno de Dourados/MS. “Não sou antropóloga, e não tenho nada com os Antropólogos, mas esse debate que ocorre em Presidente Prudente é tão desafiador, tanto para mim, como para vocês. Basta considerar a multiplicidade de etnias, representadas atualmente por 274 línguas e dialetos”.

O Prof.Dr.Antonio Thomax Jr, da FCT/UNESP presidiu os trabalhos relacionados à 1ª Mesa redonda e anunciou a presença de importantes figuras. Entre as quais, o Prof.Dr. Douglas Santos, da PUC-SP.