ago 12

Na abertura do segundo semestre do ano foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – duas dissertações de Mestrado em Geografia e Matemática Aplicada e Computacional. No dia 04/Agosto a partir das 14 horas, no Anfiteatro II, o candidato Rubens de Jesus Matos – do Programa de Pós-Graeuação em Geografia – fez sua defesa pública, tendo como Orientador o Prof.Dr.Edson Luis Piroli, da Coordenação Executiva/Campus Experimental de Ourinhos.

Além do Orientador (já citado), participaram como Integrantes da Comissão examinadora, os docentes: Jurandyr Luciano Sanches Ross, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/FFLCH da Universidade de São Paulo-USP e José Mariano Caccia Gouveia, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema desenvolvido: Estudo biogeográfico do alto curso do rio Santo Anastácio: Análise comparativa da qualidade da água em canais de terceira ordem”.

Na sua defesa pública de dissertação, o Mestrando ressaltou inicialmente o surgimento do geossistema, como quebra de paradigma dentro da Geografia e consequentemente dentro das Ciências da Paisagem; as tentativas de compreender de modo holístico a dinâmica ambiental. Principalmente dentro da Escola russo-soviética que trouxe novos rumos para a disciplina. E acrescentou: “essa nova compreensão do mundo juntamente com a dicotomia existente no dilema da sociedade contemporânea visa preservar e reconstituir as condições naturais do ambiente; onde as relações pretéritas entre o Homem e a Natureza são posta em cheque cria condições para as novas análises ambientais propostas pelo geossistema”.

O Geógrafo Rubens de Jesus Matos diz em sua dissertação que a bacia do alto curso do rio Santo Anastácio está inserida nessa relação, onde a transformação da paisagem iniciada no final do século XIV com vários ciclos econômicos – dentre eles o café e o algodão – modificou a dinâmica florestal, criando novas condições ambientais e hoje vive o dilema de reflorestar as regiões de mata; e ao mesmo tempo, o custo econômico desta iniciativa, o crescimento urbano, a produção de biocombustíveis.

Acrescenta o Mestrando que as três bacias em estudo – por serem estruturas menores dentro da bacia hidrográfica do alto curso – sofreram as mesmas modificações do seu universo. “Desta maneira, as modificações ambientais são semelhantes; porém, cada lugar com suas particularidades. Contudo, nos dias atuais as terras da bacia possuem diferentes formas de uso, onde as principais são: pastagem, que ocupa a maior parte das terras da bacia; área urbana, fruto do crescimento da cidade de Presidente Prudente (localizada ao norte do manancial) e áreas de cana de açúcar, cultura que cresce de modo vertiginoso na região Oeste do Estado de São Paulo”.

Rubens de Jesus Matos fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Geografia, no Anfiteatro II da FCT/UNESP,dia 04/Agosto. O Orientador foi Prof.Dr.Edson Luis Piroli, da Coordenação Executiva – Câmpus Experimental de Ourinhos/SP.

Como integrantes da Banca Examinadora aí estão – além do Orientador – os Profs.Drs.: Jurandyr Luciano Sanches Ross, da USP e José Mariano Caccia Gouvea, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente .