ago 12

No dia 08/Agosto no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi defendida pelo candidato Wesley Barbosa Dourado, nova dissertação de Mestrado/Programa de Matemática Aplicada e Computacional. O tema escolhido foi: “Avaliação de Técnicas de Interpolação de Imagens Digitais”, tendo como Orientador o Prof. Dr. Aylton Pagamisse, do Departamento de Matemática e Computação da FCT/UNESP.

Fizeram parte da Comissão Examinadora, juntamente com o Orientador – já citado – os docentes: Aparecido Nilceu Marana, do Departamento de Computação da Faculdade de Ciências de Bauru e Marco Antonio Piteri, do Departamento de Matemática e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente.

Em sua defesa pública, afirma Wesley Barbosa Dourado: “Nesta dissertação é realizado um estudo comparativo sobre alguns tipos de algoritmos de interpolação de imagens digitais. Este trabalho apresenta os mais clássicos que são: o método da replicação, bilinear, bicúbica, Lagrange e Interpolação pela função sinc; e alguns mais recentes: algoritmo-localmente adaptativo, método New Edg-Direction Interpolation (NEDI), improved New Edge- (ICBI), método de interpolação que utiliza wavelets redundantes e método com filtro bilateral”.

O Mestrando complementa as informações com outras palavras: Todos os novos métodos possuem melhorias em aspectos visuais e redução de ruídos nas bordas, em relação aos clássicos. Esses métodos são avaliados e comparados visualmente e quantitativamente, utilizando as métricas estatísticas erro mio quadrático (MSE), Raiz do Erro Médio Quadrático (RMSE), Erro Médio Quadrático Normalizado (NMSE), Relação Sinal-Ruído (SNR), Coeficiente de Correlação (CC) e Índice de Qualidade Universal (IQI).

E concluindo: “Também é realizada uma análise em relação às métricas utilizadas para a comparação entre imagens. Para isso, é necessário levar em consideração alguns aspectos do sistema visual humano, em relação à interpretação da informação obtida”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional, Wesley Barbosa Dourado se apresentou à Banca Examinadora instalada no Anfiteatro VI da FCT/UNESP, dia 08/Agosto para sua defesa pública de Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Orientador do Mestrando foi o Prof.Dr.Aylton Pagamisse, da FCT/UNESP, tendo ao seu lado os Profs.Drs.Aparecido Nilceu Marana, da Faculdade de Ciências de Bauru e Marco Antonio Piteri, da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.