ago 04

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o mês de Julho foi fechado no dia 29, com duas novas dissertações de Mestrado/Fisioterapia. Primeiro, com a candidata do Programa de Pós-Graduação, Marianne Pennachini da Costa Rezende, tendo como Orientador o Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei, do Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP.

Os trabalhos foram desenvolvidos no Anfiteatro VI a partir das 9hs, sendo a Comissão Examinadora constituída por três membros, incluindo o Orientador e os demais docentes: Prof.Dr.Marcelo Pastre, do Departamento de Fisioterapia da FCT/ UNESP e Prof.Dr.Francis Nobre Pacagnelli, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

O tema escolhido por Marianne para a sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Progr.de Pós-Graduação em Fisioterapia, foi:”Influência do treinamento resistido funcional sobre a modulação autonômica cardíaca, força muscular, parâmetros cardiorrespiratórios e qualidade de vida em mulheres jovens saudáveis”. Para a avaliação foram levantados dados relativos a 29 mulheres, distribuídas em dois grupos (Treinamento Funcional/GTF e Grupo Controle/GC).

O GTF realizou treinamento funcional periodizado por 12 semanas, com freqüência de 3 vezes na semana. Os dois grupos realizaram as seguintes avaliações, antes e após o treinamento: modulação autonômica parâmetros cardiorrespiratórios, força muscular (teste de 1R de cada um dos exercícios utilizados nos treinamentos) e qualidade de vida (Questionário SF 36).

Para avaliação da modulação autonômica, a frequência cardíaca foi captada batimento por batimento em repouso na posição supina, com respiração espontânea por 30 minutos e índices de variabilidade da frequência cardíaca (VFC), foram obtidos no domínio do tempo e freqüência pelo Software Kubios HRV.

Na etapa conclusiva, enfatiza a Mestranda: “O treinamento funcional foi capaz de produzir melhoras na modulação autonômica, caracterizada por aumento de atividade parassimpática e da variedade global, qualidade de vida e força muscular. Mas não nos parâmetros cardiorrespiratórios de mulheres adultas saudáveis”.

Perante a Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro VI da FCT/UNESP, a candidata Marianne Pennachini da Costa Rezende fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Fisioterapia.

A Mestranda teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei, do Deptº de Fisioterapia da FCT/UNESP. Membros da banca, os docentes: Marcelo Pastre, da FCT/ UNESP e Francis Nobre Pacagnelli, da UNOESTE.

DOR LOMBAR É TEMA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEFENDIDO NA FCT/UNESP

No Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a candidata do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, Ana Carolina Tocilo Lopes, fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no último dia 29/Julho. O Orientador foi o Prof. Dr. Ruben Faria de Negrão Filho, do Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP.

Também fizeram parte da Comissão Examinadora: o Prof.Dr.Rafael Zambelli de Almeida Pinto, da Universidade de Sidney/Austrália e Prof.Dr. Fábio Micolis de Azevedo, do Departamento de Fisioterapia da FCT/UNESP. O tema escolhido para a defesa versou sobre: “Comunicação na Interação entre Terapeutas e Pacientes na dor lombar”

Ana Carolina relata inicialmente o significado da dor lombar, “um problema comum que afeta pessoas de todas as idades, gerando gastos públicos para a sociedade”. Depois, cita os tratamentos comumente utilizados para a dor lombar, oferecendo apenas efeitos moderados. A relação terapêutica tem sido largamente ignorada – diz. E complementa: “Mas, recentes estudos apontam no sentido de melhores resultados para os pacientes. Otimizar a relação terapeuta-paciente é altamente desejável para melhor os resultados terapêuticos”.

A Mestranda ressalta seu objetivo, ao dizer: “Nosso propósito foi conduzir
um estudo observacional para investigar como é a relação entre terapeutas e pacientes brasileiros e ainda, se fatores de comunicação verbal e não-verbal entre pacientes com dor lombar e seus terapeutas podem ser preditores de resultados clínicos para dor, incapacidade e função, bem como satisfação do paciente”.

Metodologia e resultados

Ana Carolina Tocilo Lopes, faz uma avaliação da Metodologia e seus resultados, antes de concluir seu trabalho de pesquisa voltado à dor lombar e frisa: o primeiro encontro entre pacientes e terapeutas foi documentado em vídeo para registro dos fatores de comunicação verbal e não-verbal. Os registros filmados foram codificados, usando o Verônica Medical Interview Classification System (VR-MICS). E quanto aos resultados, revela que os participantes expressaram uma média de 1,0 queixa emocional (1,0 – IQR-03.
Encontrada associação entre a satisfação dos pacientes com o tipo de resposta dos terapeutas no follow up do 2º mês, ou seja: aumento de uma resposta do terapeuta, promovendo espaço. É esperado aumento de 0,05 pontos em uma escala resposta do terapeuta Nenhuma associação estatística foi encontrada pra outros resultados clínicos.

E na conclusão: “Pacientes brasileiros com dor lombar expressam suas emoções desagradáveis, através de dicas de queixas; e os terapeutas proporcionam mais espaço para esclarecimentos. Os fatores de comunicação investigados não foram capazes de predizer os resultados dos desfechos clínicos” – finalizou Ana Carolina.

A Comissão Examinadora, reuniu-se no Anfiteatro III da FCT/UNESP no dia 29/Julho, a fim de avaliar o trabalho desenvolvido pela Mestranda Ana Carolina Tocilo Lopes, em sua defesa de dissertação de Mestrado.

Dor lombar – foi o tema defendido nesta dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia por Ana Clara Tocilo Lopes. O Orientador foi o Prof.Dr.Ruben Faria de Negrão Filho, da FCT/UNESP.