ago 01

Durante seis dias, o Departamento de Física, Química e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realiza pela 1ª vez a Semana da Nanoarte (de 29/Julho a 03 de Agosto), tendo como local o Centro Cultural Matarazzo. A abertura com a “Vernissage” ocorreu na véspera, com a presença dentre outros, do técnico em microscopia eletrônica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia da Universidade Federal de São Carlos, Rorivaldo de Camargo, juntamente com docentes da FCT/Unesp e membros da comunidade local.

Juntamente com o representante da UFSCar, prestigiaram a mostra de arte: Profs. Drs.Celso Xavier Cardoso, Angel Fidel Vilche Peña, Moacir Pereira de Souza Filho, Ana Maria Osório Araya, Carlos José Leopoldo Constantino (Casé), além dos organizadores do evento: Profs.Drs.: Sílvio Rainho Teixeira, Agda Eunice de Souza Albas e seus alunos (Orientandos) e a Assessora Administrativa do DFQB, Juvanir Ruys de Mello. Compareceram também vários convidados, entre os quais, a Sra.Marta Mafra, representando a Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, além de convidados e representantes dos meios de comunicação.

A mostra que já percorreu as principais cidades, incluindo Nova Iorque, Tel Aviv, Castelon e San Sebastian (Espanha), Brasília, Natal, Franca, Tatuí e São Carlos, trouxe para Presidente Prudente, trinta e cinco quadros produzidos por Rorivaldo de Camargo, (do INCTMN) e pelo aluno de pós-graduação, Ricardo Tranquilin e Daniela Caceta. Todos os trabalhos estão em exposição na Sala de Conveniência, podendo ser vistos por todos os interessados até o dia 03/Agosto. É um trabalho artístico em equipe, culto da ciência revelado pela arte; e o resultado final é prazeroso e motivador.

Segundo Rorivaldo, a Nanoarte é uma manifestação artística recente, proveniente da intersecção entre ciência, arte e tecnologia. As imagens são obtidas em p.b. com a utilização de um Microscópio de altíssima resolução. Isto significa aumento de 50 a 60 mil vezes. Num certo período, as imagens são catalogadas e selecionadas. Posteriormente são colorizadas por processo digital em um programa específico de Computador, sendo ainda definida a trilha sonora.

Os trabalhos mostram diferentes formas geométricas que representam a organização atômica da matéria e definem as propriedades dos materiais utilizados em diferentes âmbitos tecnológicos. Seus organizadores argumentam que o Projeto da Nanoarte surgiu da necessidade de se desmistificar o estereótipo de que a ciência é algo incompreensível. “Procuramos mostrar o quanto a ciência pode ser bela. E quanto mais pessoas tiverem acesso a esse tipo de exposição, conseguiremos despertar esse interesse para que percebam que a ciência faz parte do dia a dia delas”.

O Prof.Dr.Sílvio Rainho Teixeira, um dos organizadores desse evento inédito, destacou que a Nanoarte é uma iniciativa que representa importante fator para a divulgação do Departamento de Física, Química e Biologia da UNESP, que a maioria da população ainda não conhece. É bom lembrar que a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente possui dentre vários Laboratórios de Pesquisa, um Laboratório de caracterização de materiais, dispondo de um moderno equipamento de Microscopia Eletrônica de Varredura. As imagens de materiais obtidas nesse equipamento tem aumento de até 1 milhão de vezes, em escala nanométrica.

Programação diversificada

A fim de possibilitar a participação das Escolas públicas ou particulares, bem como instituições interessadas em conhecer o novo processo representado pela Nanoarte – o culto da ciência revelado pela arte e tecnologia do INTCTMN– cujo Coordenador é o Prof.Elson Longo (ex-prudentino), foi elaborada extensa programação. Trata-se de um Calendário de atividades da Semana de Exposição de Nanoarte, do dia 29/Julho a 03/Agosto.

Tenda de Ciências – dias: 29, 02 e 03 no período das 9 às 21hrs. Música erudita – todos os dias, às 9hrs (Montagem); Teatro, Física e Química – das 10 às 12hs e das 15 às 17 hrs (todos os dias). Vernissage: 30/Julho; 31/Julho e 01/Agosto, das 20 às 22hs. Encerramento: Domingo, dia 03/Agosto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura da Semana da Nanoarte no Centro Cultural Matarazzo foi representada pela Vernissage. Presença de Rorivaldo de Camargo, ao lado dos Profs.Drs.Silvio Rainho Teixeira e Alda Eunice de Souza Albas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Semana da Nanoarte é constituída por 35 quadros inéditos, que figuraram em exposições nacionais e internacionais, desde Nova Iorque até a Espanha e Tel Aviv; Brasília e outras importantes cidades brasileiras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma das premiações mais importantes dessa moderna arte e tecnologia, foi conquistada durante a Mostrade 2010. ). A Exposição em Presidente Prudente (no Centro Cultural Matarazzo) foi prestigiada por docentes da FCT/UNESP e visitantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rorivaldo de Camargo marca presença pela 1ª vez em Presidente Prudente. Ele é integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais de Nanotecnologia da UFSC, cujo coordenador é o Prof.Elson Longo (ex-prudentino).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No ato de abertura da Semana da Nanoarte, na Sala de Convivência do Centro Cultural Matarazzo, o técnico em microscopia eletrônica do INCTMN teve a oportunidade de expor suas idéias e relatar importantes detalhes da Nanoarte.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mostra de arte – inédita nesta região do Estado – está sendo visualizada por grande número de visitantes que chegam ao Centro Cultural Matarazzo. O Prof.Silvio Rainho Teixeira e a Assessora Juvanir, informam que a mostra vai até 03/Agosto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Rorivaldo esclareceu que as imagens são obtidas com a utilização de um Microscópio de altíssima resolução com aumento de 50 a 60 mil vezes. A FCT/UNESP dispõe de equipamento de varredura que aumenta até 1 milhão de vezes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este é um quadro que figurou em 2009/2010 numa Exposição Internacional de Nova Iorque (Estados Unidos). Conquistou brilhantemente o 2º Prêmio, o que representa uma grande conquista para a Ciência e Tecnologia de nosso país.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.