jul 25

No decorrer desta semana, mais propriamente no dia 23 de Julho foi desenvolvida no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp –Câmpus de Presidente Prudente – mais uma dissertação de Mestrado/Geografia, defendida publicamente pela candidata Ana Emília Borba Ferreira da Silva. Como Orientador atuou o Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

A Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – foi constituída das seguintes docentes: Profª.Drª. Noêmia Ramos Vieira, do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Faculdade de Filosofia e Ciências, de Marília-SP e Profª.Drª Sonia Maria Ribeiro de Souza, da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp – Presidente Prudente.

O tema defendido por Ana Emília foi: “Análise da influência das diretrizes do Banco Mundial para a Agricultura nas políticas públicas para o campo, no Estado de Pernambuco!”. O foco desse trabalho teve como finalidade principal o Programa de Combate a Pobreza Rural – PCPR – e suas ações desenvolvidas no período de 1997 a 2006.

Em sua exposição de motivos, a Mestranda acentuou que nessa fase, foram celebrados dois contratos entre o Governo do Estado de Pernambuco e o Banco Mundial/BIRD. Na defesa pública de dissertação de Mestrado, observa que o PCPR teve impactos – além de suas ações diretas – tornando-se estruturador de políticas para o campo.

A territorialização do Programa e suas ações fragmentadas e focalizadas – acentua Ana Emília Borba Ferreira da Silva – tornaram-se a referência principal para o governo local. “Muitos elementos percebidos ao longo do trabalho, nos levam a uma reflexão sobre as relações de dependência e os vínculos com processos neocoloniais que está arraigado na estrutura social e política do Brasil” – concluiu a Mestranda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora, a candidata Ana Emília Borba Ferreira da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP fez sua defesa de dissertação de Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os trabalhos aqui desenvolvidos foram presididos pelo Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi , do Departamento de Geografia da FCT/UNESP, atuando como Orientador da Mestranda.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.