jul 04

O Programa de pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional teve mais uma dissertação de Mestrado desenvolvida no dia 16 de Junho pela candidata Ana Paula Jorge do Espírito Santo. A sessão de defesa pública ocorreu no Anfiteatro VII, no período da manhã (9hs), atuando como Orientador o Prof.Dr.Josmar Mazucheli, do Centro de Ciências Exatas do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá/UNIMAR.

O tema desenvolvido versou sobre “Extensões da distribuição de Lindley para análise de dados de sobrevivência”. E além do Orientador (já citado) também participaram como membros da Comissão Examinadora, os docentes: Sérgio Minoru Oikawa, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – e Francisco Louzada Neto, do ICMC da Universidade de São Paulo/USP.

Análise de Sobrevivência

A Mestranda Ana Paula Jorge do Espírito Santo, resumiu sua defesa pública de dissertação de Mestrado como uma das áreas da Estatística que mais tem se desenvolvido nos últimos anos, com muitas distribuições e probabilidades. Nesse trabalho – explicou – são propostas e estudadas extensões da distribuição Lindley, obtidas pelo processo de composição, considerando uma estrutura latente de ativação.

Vale ressaltar – diz Ana Paula em sua dissertação – que num contexto de riscos competitivos ou de riscos complementares (quando assume-se que o número de causas de talhas M segue uma distribuição Geométrica), o processo de composição é um caso particular da metodologia proposta por Marshall e Olkin em 1977.

E concluindo: “As novas distribuições propostas nesse trabalho são: a distribuição Lindley-Geométrica, a distribuição Lindley-Poisson Truncada no zero e a distribuição Lindley-Poisson Size-Biased. Também são apresentadas algumas propriedades dessas distribuições” – conclui a candidata ao título de Mestre – do Programa de Matemática Aplicada e Computacional da FCT/UNESP.

Perante a Comissão Examinadora, tendo o Prof.Dr.Josmar Mazuchelli como Orientador, a candidata Ana Paula Jorge do Espírito Santo faz sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Progr.de Matemática Aplicada e Computacional.

A Mestranda abordou o tema “Extensões da distribuição de Lindley para análise de dados de sobrevivência”. E foi prestigiada não só pela Banca Examinadora aqui reunida, mas também por amigos, colegas e convidados da FCT/UNESP.