jul 02

No dia 06 de Junho p.p. a candidata do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional da FCT/UNESP, Patrícia Demétria Branco da Silva desenvolveu sua defesa pública de dissertação de Mestrado, a partir das 14hs no Anfiteatro VI. O Orientador, foi o Prof.Dr.Marcelo Messias, docente do Departamento de Matemática e atual Diretor da Faculdade – Câmpus de Presidente Prudente.

Também atuaram como membros da Comissão Examinadora, a Profª.Drª.Cristiane Néspoli, do Departamento de Matemática e Computação da FCT/UNESP e o Prof.Dr.Márcio Ricardo Alves Gouveia, do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia da UNESP – Câmpus de Ilha Solteira. Tema desenvolvido: “Comportamento caótico em modelos matemáticos de câncer”.

Modelo biológico

A Mestranda iniciou sua defesa pública de dissertação de Mestrado, explicando: nesse trabalho estudamos um sistema de equações diferenciais ordinárias de um modelo biológico de câncer que apresenta caos. Para o estudo, faz-se necessário o conhecimento a respeito de bifurcações; em especial, a bifurcação de Hopf e a de período duplo (“FLIP”), também de uma noção básica de dinâmica simbólica. O modelo é analisado de duas formas – acentuou.

No decorrer da primeira análise são fixados os parâmetros envolvidos, deixando variar somente um deles: a taxa de crescimento das células saudáveis. Para determinado valor crítico deste parâmetro, em ponto de equilíbrio de coexistência entre as três populações celulares em estudos (células saudáveis, células do sistema imune e células tumorais). Ocorre o surgimento de um ciclo limite, originado de uma bifurcação de Hopf. Em seguida – explica a Mestranda Patrícia Demétria Branco da Silva – que há uma bifurcação de duplicação de período de tal ciclo limite, conduzindo as soluções ao comportamento caótico.

Numa segunda abordagem, são variados dois parâmetros; a taxa de inativação das células efetoras pelas células tumorais pelas células efetoras. Encontra-se um regime paramétrico, no qual as soluções que possuem comportamento caótico têm suas trajetórias tendendo a um comportamento ordenado, o que é verificado através do cálculo de entropia topológica, expoentes de Lyapunov e previsibilidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tendo o Prof.Dr.Marcelo Messias como seu Orientador, a candidata Patrícia Demétria Branco da Silva em sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Matemática, na FCT/UNESP.

Clique para ampliar!
Na conclusão dos trabalhos, uma foto histórica (como lembrança), apresentando a candidata juntamente com o Orientador e integrantes da Comissão Examinadora: Profs. Drs. Marcelo Messias, Cristiane Néspoli e Márcio Ricardo Alves Gouveia.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.