jul 08

O mês de Julho na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – com três dissertações de Mestrado: Geografia, Educação e Matemática Aplicada e Computacional nos dias: 04, 07 e 10. A primeira defesa pública foi desenvolvida pelo candidato Aelton Brito da Silva, tendo como Orientador o Prof.Dr.Clifford Andrew Welch, do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo/UFSP, que impossibilidade de comparecer foi representado pelo Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Fizeram parte da Comissão Examinadora – além do Orientador representado – os seguintes docentes: Prof.Dr.Manoel Calaça, do Instituto de Estudos Ambientais da Universidade Federal de Goiás/UFGO e Prof.Dr.Eduardo Paulon Girardi, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP. Tema defendido: “Resistência e reafirmação camponesa: transformações e permanências na Agricultura do município de Faina/Goiás.

O Mestrando destaca em sua defesa as transformações recentes da agricultura, a partir dos anos 70, quando houve um impulso no processo de modernização agrícola no interior do Estado de Goiás. E acentua: “O processo estimulou transformações que mudaram drasticamente as formas de produzir e as relações de produção, alterando assim o modo de vida dos camponeses e a composição de seus territórios’’.

Aelton Brito da Silva cita a seguir que foi feita uma análise comparativa entre o campo produtivo das famílias camponesas da atualidade e a geração anterior – a dos pais delas – a fim de compreender as transformações e permanências do território em conseqüência do processo de ‘’modernização’’ agrícola.

Para tanto – ressalta – além da pesquisa bibliográfica e documental foi utilizada pesquisa descritiva e exploratória de caráter qualitativa, com aplicação de questionários e a gravação de uma seleção de entrevistas semiestruturadas, abrangendo sete famílias camponesas organizadas no Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA – no município de Faina/GO.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia foi feita perante a Comissão Examinadora constituída pelos docentes: Bernardo Mançano Fernandes (Presidente), Eduardo Paulon Giradi (ambos da FCT/UNESP) e Manoel Calaça, da UFGO.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aelton Brito da Silva ressaltou em sua dissertação de Mestrado que o processo de modernização agrícola em Goiás estimulou as transformações, mudando as formas de produzir e as relações de produção. A defesa foi acompanhada com interesse.

“O PAPEL DOS PROJETOS SOCIAIS NA VIDA DO ADOLESCENTE”- DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Nos primeiros dias de Julho, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu no Anfiteatro VI mais uma dissertação de Mestrado, defendida publicamente pela candidata Elaine Gomes Ferro. A Orientadora foi a Profª. Drª.Renata Maria Coimbra Libório, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

O tema desenvolvido versou sobre “O papel dos projetos sociais na vida de Adolescentes em contextos potenciais de risco e processos de resiliência”. A Banca Examinadora contou com a presença e participação da Orientadora (já citada) e outros dois docentes: Prof.Dr.Bernardo Monteiro de Castro, da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG e Profª.Drª.Maria de Fátima Salum Moreira, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

A Mestranda Elaine Gomes Pedro deu ênfase especial em sua defesa, ressaltando na dissertação o estudo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, “mais especificamente à linha de Pesquisa, Processos Formativos, Diferença e Valores. A pesquisa elaborada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Presidente Prudente, teve por objetivo principal analisar o papel dos projetos sociais na vida de adolescentes, expostos a contextos potenciais de risco. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, com a utilização da abordagem qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas por métodos visuais com cinco adolescentes e seus familiares, particularmente através de máquinas fotográficas”.

Avaliando os resultados obtidos, declara Elaine: “em nossas análises verificamos que os adolescentes estão expostos a diferentes indicadores – risco e proteção – atuando em diferentes contextos sociais. Os dados também nos revelaram que diferentemente da escola regular que freqüentam, o Projeto Social tem um papel importante na vida dos adolescentes; que por sua vez o avaliam de forma positiva e satisfatória.

Apesar das contribuições do Projeto na vida dos adolescentes, eles destacaram a necessidade de investimentos públicos que visem a melhoria do atendimento, tendo em vista que alguns aspectos relacionados à sua estrutura física e de funcionamento se mostraram precários ou insatisfatórios”.

Na conclusão diz Elaine Gomes Ferro: Constatamos que o Projeto colabora prioritariamente com o encaminhamento das tensões: Identidade, Aderência Cultural e Relacionamentos, segundo o referencial teórico adotado. Por fim, vale destacar ainda que os dados obtidos poderão ser utilizados em debates que objetivem a melhoria dos atendimentos prestados pelos projetos sociais, bem como em outros ambientes socioeducativos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata ao Mestrado, Elaine Gomes Ferro (do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP), faz sua defesa pública de dissertação de Mestrado no Anfiteatro VI, dia 04 de Julho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tema desenvolvido para a dissertação de Mestrado/Educação por Elaine Gomes Ferro:“O papel dos Projetos Sociais na ida de Adolescentes em contextos potenciais de risco e processos de resiliência”.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO/MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL – POR HEMILY MUNHOZ GENTILE

Na 2ª semana de Julho – mais propriamente na 2ª feira, dia 7 – a candidata Hemily Munhoz Gentile, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional da FCT/UNESP defendeu publicamente sua dissertação de Mestrado, no Anfiteatro VI. Como Orientador, o Prof.Dr.Cássio Machiaveli Oishi, do Departamento de Matemática e Computação.

Como membros da Comissão Examinadora – além do Orientador – os docentes: Profª.Drª.Gilcilene Sanchez de Paulo, do Departamento de Matemática e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – e Prof.Dr.Fernando Luiz Pio dos Santos, do Departamento de Bioestatística do Instituto de Biociências de Botucatu-SP. Tema: “Desenvolvimento de uma metodologia numérica para escoamentos viscoelásticos não-isotérmicos’’.

Em sua defesa pública, salientou a Mestranda: “A Metodologia numérica empregada para resolver o modelo não-isotérmico é baseada no método MAC para escoamentos viscoelásticos via método de projeção. Nesta metodologia as equações de Navier-Stokes e as equações constitutivas dos modelos Oldroyd-B e PTT são discretizadas pelo método de diferenças finitas em uma malha deslocada”.

No resumo inicial da dissertação de Mestrado, uma metodologia para a simulação dos escoamentos incompreensíveis viscoelásticos não-isotérmicos, onde a viscosidade e o tempo de relaxação do fluído são dependentes da temperatura. A metodologia foi verificada na simulação do escoamento não isotérmico bidimensional entre placas paralelas Poiseuille Flow.

Na conclusão, afirma Hemily Munhoz Gentile: “Finalmente, uma aplicação do código é feita em uma contração 4:1, onde são analisados os efeitos da variação de parâmetros, na dinâmica dos vórtices”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VI da FCT/UNESP, a candidata Hemily Munhoz Gentile, do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora é feita ampla exposição, tendo como Orientador o Prof.Dr.Cássio Machiaveli Oishi, do Departamento de Matemática e Computação da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.