dez 06

Os Jogos Universitários sempre despertaram a atenção dos jovens estudantes e de inúmeras comunidades do Brasil e do mundo. Por tradição, as primeiras equipes que duelaram no Desporto Universitário foram representadas pelo Rio de Janeiro e São Paulo. Isto, nos primeiros anos do Século XX, mais precisamente no ano de 1916. Outras competições vinculadas aos Jogos Universitários entre os Estados vieram a partir de 1935.

A nível regional no dia 16 de Fevereiro de 2001, foi criada a Associação Atlética Acadêmica UNESP de Presidente Prudente, constituída em sua primeira gestão por oito alunos: sete do curso de Graduação em Educação Física e outro, do curso de Pedagogia. Gilmar Barbosa de Souza figura como um dos fundadores. Desde então, a Associação Atlética da FCT/UNESP se faz presente com suas equipes esportivas, em todas as competições que vêm se desenvolvendo no decorrer dos últimos doze anos. São disputadas 21 modalidades esportivas, da 1ª e 2ª Divisão.

Presidente Prudente, Rio Claro, Bauru e Registro; Jabuticabal, Marília, Araçatuba, Araraquara, Botucatu, Guaratinguetá, São José do Rio Preto e Assis são integrantes da 1ª Divisão. Fazendo parte da 2ª Divisão o Campi de Franca, Ilha Solteira, Itapeva, São José dos Campos, São Vicente, Rosana, Dracena, Tupã, Ourinhos e Sorocaba. O sistema de disputa é por eliminatória simples. Jogo único e pontuação geral dada de acordo com a somatória de classificação. Cada modalidade de determinado campi. Nos Jogos INTER ASSIS – realizados de 14 a 17 de Novembro de 2013 – a equipe prudentina contabilizou o recorde de pontuação durante 13 Edições disputadas pela Associação Atlética Acadêmica UNESP de Presidente Prudente.

A representação da Atlética Unesp disputou 21 modalidades esportivas da 1ª e 2ª Divisão dos Jogos Universitários INTER ASSIS/2013: nove vezes Campeão em Atletismo (Masculino e Feminino),Basquete, Natação e Vôlei (Feminino); quatro vezes Vice em Tênis de Mesa (Masculino e Feminino), Handball e Xadrez. Terceiro lugar em Tênis de Campo (Feminino) e Natação (Masculina). Quarto lugar em Vôlei e Handball (Masculino) e Futsal (Feminino). Quinto lugar em Futebol de Campo (Masculino); Sétima lugar em Vôlei de Areia e Tênis de Campo (Masculino).

Uma cidade como sede à cada ano

Esse importante evento esportivo que polariza as atenções gerais de todo o Estado é sediado à cada ano numa determinada região. Em 2013, a cidade escolhida foi Assis/SP, onde durante quatro dias as equipes se degladiaram em busca da vitória para suas cores. O Campi de Presidente Prudente mais uma vez se destacou na liderança dos jogos INTER ASSIS da 1ª Divisão, conquistando 202 pontos – um recorde em 13 Edições – perdendo apenas para Bauru que recebeu 12 pontos a mais (214). Na classificação geral, subiram ao Pódio: Bauru, Presidente Prudente e Rio Claro (146 pontos).

Ainda na Classificação Geral por pontos: São José do Rio Preto (84); Botucatu (82); Guaratinguetá (72); Marília (70); Araraquara (65); Assis (41); Araçatuba (36); Registro (21) e Jabuticabal (12 pontos). Pela 2ª Divisão: Ilha Solteira, Franca e Tupã. Sorocaba, Itapeva, Ourinhos, São Vicente, Dracena, Rosana e São José dos Campos. Com vistas para 2014, vale esclarecer que todas as modalidades estarão sob treinamentos. Para isso, foram contratados novos treinadores que passarão a integrar o esquema de trabalho no campus da FCT/UNESP visando o acolhimento de novos alunos. São eles que vão fazer parte dessas equipes/2014, com toda infra-estrutura proporcionada pela Associação Atlética da Unesp/Prudente.

Atletas que mais se destacaram

Pelas informações prestadas pelos universitários Guilherme dos Santos Seade e Júlio Prata (membros da Associação Atlética Acadêmica/Unesp), os Atletas de maior destaque nos Jogos do INTER ASSIS/2013 foram: Vitor Andrade (Atletismo Masc.e Arremesso de peso), novo recorde da competição:15,91 m; Marina Neves (Natação Fem. e Caloura que venceu diversas provas); Thaislaine Santos (Poliatleta), Campeã em 3 modalidades e Vice-Campeã em 1 modalidade).

E mais: Flaviane Poleto (Poliatleta), Campeã em 3 modalidades e Vice-Campeã em 1 modalidade; Fabiano Fujimori (fez 27 de 57 pontos no final do basquete masculino contra nosso maior arquirrival); Jean Cassemiro Rosa (Atletismo Masculino), Recorde no Salto em distância e Julio Prata Paes (Capitão há 4 anos da Equipe de Futsal Masculino), Bi-Campeão da modalidade. Desde os primeiros dias do ano 2014 todos os Atletas que fazem parte da Associação Atlética Acadêmica da FCT/UNESP estarão novamente mobilizados, recebendo treinamento especializado para outras competições e novas conquistas.

Clique para ampliar!
Uma grande bandeira cobre as arquibancadas do Ginásio de Esportes, onde são realizadas as competições dos Jogos Universitários da INTER ASSIS/2013.

Clique para ampliar!
A Equipe representativa da Associação Atlética e Acadêmica da Unesp de Presidente Prudente se apresenta à platéia presente, durante as competições de 2013.

Clique para ampliar!
Nossos Atletas foram preparados para competir em todas as modalidades esportivas. E o resultado nos foi amplamente favorável, pois conquistamos 202 pontos.

Clique para ampliar!
Com garra, tenacidade e preparo físico, nossos atletas brilharam nas competições dos últimos anos. Entre as quais, a INTER ASSIS/2013. Um sucesso que precisa ser reeditado!